domingo, 26 de março de 2017

Obra em igreja histórica de Cuiabá (MT) está parada por impasse com o Iphan

Iphan afirma que a reforma não está adequada ao projeto original. Telhado da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito pode ceder.

Uma reforma no telhado da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, no Centro de Cuiabá, foi embargada em dezembro de 2016 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) por não estar adequada ao previsto no projeto que havia sido autorizado pelo órgão. Um novo projeto foi feito e a igreja espera autorização para dar continuidade à obra.
A ideia da reforma no salão de festas, onde funciona a cozinha da igreja, surgiu diante da ameaça de o telhado ceder a qualquer momento. Por causa disso, o uso do local foi proibido, como afirma o pároco da igreja, Marco Antônio de Oliveira.
“Nós solicitamos a vistoria por parte de engenheiros e disseram que o telhado estava condenado e então interditaram o local por segurança”, contou.
O pároco informou que, no lugar das telhas tradicionais e do madeiramento, a paróquia escolheu uma estrutura metálica por ter maior durabilidade. No entanto, outro detalhe apontado pelo Iphan durante a fiscalização da obra foi a falta de um beiral no telhado.
“Houve uma visita do Iphan e [os técnicos] se assustaram quando viram a altura das vigas de metal. Também olharam o projeto original e viram que faltava o beiral externo”, disse o pároco.
Com a cozinha sem telhado, quando chove o local fica exposto à umidade. A preocupação é que as paredes antigas possam ser danificadas e a reforma fique mais cara. “Não estamos recebendo nenhum centavo de ajuda para a realização da obra. Só não entendemos porque esse projeto está demorando tanto”, avaliou o padre.
A obra foi iniciada em outubro de 2016, no entanto, no mês de dezembro do mesmo ano o Iphan mandou parar, pois a reforma estava “fugindo” do que estava previsto no projeto original, segundo a superintendente do Iphan, Amélia Hirata.
“Foi apresentado um projeto de reforma simplificada e quando foi feita a verificação notamos que algo estava sendo diferente do aquilo que foi aprovado pela unidade”, disse.
A possibilidade de manter a estrutura metálica está sendo avaliada. “Ele já foi analisado. Tem um parecer favorável por parte do Iphan. Agora precisamos do restante dos encaminhamentos que ainda estão tramitando na unidade”, disse a superintendente.
A superintendente informou que o órgão está aguardando o fim dos trâmites internos do processo. A expectativa é que tudo fique pronto antes da tradicional festa de São Benedito, realizada todos os anos no mês de junho.

Fonte original da notícia: G1 MT
Igreja Nossa Senhora do Rosário passa por uma pequena reforma no telhado. (Foto: Carlos Palmeira/ G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário