domingo, 30 de abril de 2017

Casario de Pesqueira (PE) é Indicado a Tombamento

Processo de tombamento foi aberto por solicitação do Instituto Histórico e Geográfico de Pesqueira.

Ícone da arquitetura de Pesqueira, município do Agreste pernambucano localizado a 215 quilômetros da Capital, o casario da rua Cardeal Arcoverde, no centro da cidade, teve o pedido de tombamento aprovado, na manhã de quinta-feira (27), pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC). O parecer se refere aos imóveis de número 23, 39, 49, 57, 65 e 71 do logradouro.
O local foi o primeiro arruamento do município, ainda por volta de 1800, e possui um importante papel em sua estrutura urbana. Apesar do progresso, o lugar manteve fortes traços de seus aspectos originais de arquitetura neoclássica brasileira: casarios com platibandas corridas e decoradas; fachadas marcadas por janelas (em arcos abatidos, arcos plenos, arcos ogivais) e coberturas de duas águas em telha canal, além de calçadas altas.
O processo de tombamento foi aberto por solicitação do Instituto Histórico e Geográfico de Pesqueira, assinado pelo presidente José Florêncio Neto, e deferido pelo então secretário de Turismo, Cultura e Esportes, Francisco Bandeira de Mello.
Os membros do CEPPC acataram o pedido por maioria dos votos e solicitaram que a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) apresente, em até dez dias, o parecer de tombamento dos imóveis. Em seguida, o processo retorna à Secretaria de Cultura estadual, que o encaminha para o governador do Estado, responsável pela publicação do decreto de tombamento. Depois de publicado, o decreto é despachado ao CEPPC, que inscreve os imóveis no seu livro de tombo.
Fonte original da notícia: Folha de Pernambuco
Imóveis estão localizados na rua Cardeal Arcoverde, no centro. Foto: Marcos Prado/Cortesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário