Às12h30min desta terça-feira, às margens do Guaíba, o degradado Cais Mauá foi entregue oficialmente à iniciativa privada para que se torne um complexo de lazer, gastronomia e negócios em Porto Alegre.
Observado pela imprensa, políticos e pelo prefeito José Fortunati, o governador Tarso Genro assinou o documento que repassa a área para que se dê início às obras de revitalização.
— Não era justo que o porto permanecesse fechado para a cidade. Aqui não se pedirá declaração do Imposto de Renda para que as pessoas possam fruir o rio — afirmou o governador, entusiasmado.
O empreendimento, orçado em R$ 560 milhões, terá o modelo de concessão de 25 anos para a empresa Cais Mauá Brasil. A revitalização da área seguirá o modelo do Porto de Barcelona, na Espanha, e de Puerto Madero, na Argentina.
— Quando o Rio Grande se une as coisas acontecem — afirmou o prefeito Fortunati, repetindo o que disse sobre o metrô.
A partir de agora, a empresa vai encaminhar os projetos com a expectativa de começar aos abras em seis meses. A intenção da concessionária é estar com 100% do projeto concluído em um prazo máximo de quatro anos.
A zona do Gasômetro ganhará um shopping subterrâneo e, em cima dele, surgirá uma área verde emendada à Praça Brigadeiro Sampaio. Para tornar isso possível, a Avenida Presidente João Goulart será rebaixada em um trecho de 150 metros. À beira do Guaíba, passarelas de madeira avançarão em toda a extensão do cais, ampliando o espaço.
Fonte original da notícia: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/11/cais-maua-e-entregue-a-iniciativa-privada-para-virar-complexo-de-lazer-na-capital-3571342.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário