domingo, 6 de novembro de 2011

Ponte centenária é removida e vai virar museu em Riozinho - RS

Para preservar uma ponte centenária, a prefeitura de Riozinho, no Vale do Paranhana, realizou neste sábado uma megaoperação. Dois guindastes de 220 toneladas e duas carretas de contrapeso foram usadas para deslocar a histórica ponte cerca de 10m, no centro da cidade, para onde ela ficará a partir de agora. No seu lugar, o Estado inicia nesta segunda-feira a construção de uma ponte moderna, com duas pistas e passagem para pedestres.

Construída em 1907, a velha ponte faz parte da história do município e agora vai virar museu. A administração municipal irá recuperar a antiga travessia. O entorno também será revitalizado.

Os trabalhos iniciaram às 8h e encerraram às 15h10min, com um foguetório para comemorar o sucesso da operação. Durante três horas, a região central ficou sem luz e telefone, pois foi preciso desligar os cabos de telefonia e energia para mudar a ponte de lugar.Preocupada com a possibilidade de a ponte virar ferro velho, a prefeitura, com o aval do Estado, publicou um decreto municipal declarando-a patrimônio histórico do município. Assim, um projeto de lei foi encaminhado à Câmara de Vereadores, para que a ponte fosse tombada.

Fonte da notícia: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/11/ponte-centenaria-e-removida-e-vai-virar-museu-em-riozinho-3552271.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário