terça-feira, 15 de novembro de 2011

Memorial do Gaúcho em Gramado - RS

Gramado – O uso da cuia de taquara com crina de cavalo na bomba, couro preso ao chão com ossos bovinos e o costume de cruzar as terras atrás do gado são tradições que fazem parte da formação do gaúcho e que ganham vida, em peças reais, no memorial Parque do Gaúcho.
Inaugurado ontem e aberto ao público a partir de hoje, em Gramado, o novo museu foi planejado por dois anos para dar forma à história de como o gaúcho vivia nos séculos passados. Um galpão com mil metros quadrados divide em setores os ciclos econômicos e culturais do povo que recebeu influência de indígenas e espanhóis.
Idealizador do projeto, o empresário Marcos Gomes, também diretor do GramadoZoo, envolveu-se pessoalmente na pesquisa de campo. Percorreu quilômetros pelos pampas e pela fronteira gaúcha, indo também à Argentina e ao Uruguai resgatar peças e animais históricos.
Para que tudo ficasse bem próximo da realidade vivida antigamente, os pesquisadores Rodrigo Schlee e Fernanda Valente de Souza, ambos de Pelotas, voltaram ao passado e recriaram, em Gramado, as vivências dos gaúchos antigos.
– Tudo o que há no memorial são peças originais ou feitas com material original, como antigamente, e em funcionamento – explica Fernanda, coordenadora de montagem.

Fonte da notícia: http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/impressa/11,3561522,1228,18368,impressa.html

No vídeo abaixo, o jornalista Lasier Martins mostra as atrações do parque:


Nenhum comentário:

Postar um comentário