terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ponte Khaju no Irã

A ponte Khaju localiza-se na Província de Isfahan, no Irã.Entre suas várias funções, a mais elementar é a ligação entre as duas margens do rio Zayandeh.Serve também de dique e separa dois trechos do rio com níveis diferentes; por fim, é um excelente local de lazer, com os seus pavilhões e degraus sobre a água, numa região onde o calor se faz sentir com intensidade.
A ponte foi construída no Século XVII com vinte e três arcos ogivais feitos em pedra e tijolo vencendo um vão de 105 metros. No nível superior o tabuleiro possui um corredor central pavimentado, por onde passa o tráfego rodoviário (cavalos e carroças, principalmente), e duas galerias laterais cobertas por abóbadas destinadas aos peões. A concepção funcional e a qualidade do espaço são irrepreensíveis.
As arcadas que suportam o tabuleiro são utilizadas com local de repouso e refresco graças à sua sombra e proximidade com a água. Mais abaixo, alicerces bem delineados sustêm e encaminham as águas do nível superior, a montante, para o nível inferior através de um conjunto de degraus muito elegante que agarra toda a estrutura ao leito do rio.

Fonte: http://obviousmag.org/archives/2008/03/ponte_khaju.html#ixzz1gR3I3XBK








Nenhum comentário:

Postar um comentário