segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ensaio Fotográfico sobre a Restauração da Biblioteca Pública de Porto Alegre

Reforma não. É restauração. E das boas. A intenção é voltar no tempo, mais precisamente até o ano de 1912, quando começou a ser construído o prédio da Biblioteca Pública Estadual. O atual estágio das obras começou em 2009 e deve levar pelo menos mais quatro anos para ser concluído.
O trabalho é exaustivo e requer tempo, paciência e dinheiro. Patrocinada pelo BNDES e com recursos da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto deve precisar de mais uns R$ 12 milhões para os reparos totais.
Atualmente, são três andares de muito pó e trabalho encravados no Centro de Porto Alegre, na esquina da Riachuelo com a General Câmara – a famosa Rua da Ladeira. A ideia é transformar os espaços em salas para atividades culturais, recitais, leituras, exposições e, claro, consulta a livros.
O trabalho mais penoso é a recomposição das pinturas originais nas paredes, que foram todas encobertas por uma camada de tinta cinza nos anos 1950, quando a administração da biblioteca achou conveniente tapar as gravuras por considerar que elas distraíam os leitores. Esse processo, que envolve a remoção da camada de tinta e a recomposição da pintura original, pode continuar ocorrendo mesmo após a inauguração do espaço reformado.
O prédio original da Biblioteca Pública manterá somente o acervo de obras sobre o Rio Grande do Sul e os exemplares raros, que ficarão disponíveis no terceiro andar. Esse pavimento reserva duas das mais belas salas da Biblioteca Pública: o salão Mourisco – onde ocorriam e ocorrerão recitais – e o salão Egípcio, que mescla elementos da cultura egípcia com alegorias à Divina Comédia de Dante Alighieri.
No primeiro andar, as salas serão utilizadas para atividades culturais. Inclusive o salão Borges de Medeiros, de onde o ex-governador gaúcho despachava quando não podia utilizar o Palácio Piratini.
E o subsolo reservará um amplo espaço que poderá ser alugado por alguma livraria comercial, com estrutura física adaptada para receber cozinha e banheiros, dando margem à possibilidade de instalação de algum café.
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário