quarta-feira, 16 de maio de 2012

Exposição e livro apresentam a arte estatuária de Porto Alegre

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) inaugura a exposição “Artecidade”, do fotógrafo Beto Rodrigues, e também o lançamento do livro “Porto Alegre 1900-1920: Estatuária e Ideologia”, do professor Arnoldo Doberstein. Visitação até 16 de maio, de terça a sexta-feira, das 10 às 19h e aos sábados, das 11 às 18h. Entrada franca.
Realizada pelo CCCEV, a mostra apresenta imagens da estatuária porto-alegrense que, segundo Beto, “muitas vezes passam despercebidas do olhar dos transeuntes”. A partir de quarta-feira, 28, os espectadores poderão participar de um Quiz sobre Estátuas para palpitar sobre sua localização na capital.
Para o fotógrafo, Porto Alegre é um museu a céu aberto. Profissional da fotografia há muitos anos, Beto Rodrigues disse que teve o privilégio de fazer o registro de obras que “jamais havia percebido ou observado em seus detalhes, de incontestável beleza e sensibilidade”. Todo o material que integra a exposição serviu de ilustração para a reedição do livro escrito pelo professor Doberstein.

Livro relaciona motivações políticas e edificações históricas da Capital
Na oportunidade, será promovido o lançamento do livro “Porto Alegre 1900-1920: Estatuária e Ideologia. Editada pela primeira vez em 1992, constitui-se em uma obra precursora por relacionar arquitetura, arte e ideias ao rico contexto político-cultural porto-alegrense do início do século XX. Em texto publicado no livro, Luiz Antônio Custódio afirma que “a pesquisa do professor Doberstein aprofunda referências, buscando significados para interpretar programas iconográficos de obras públicas e privadas”. A obra aborda também a contribuição cultural de escultores, construtores e arquitetos – muitos dos quais imigrantes – que foram os responsáveis por moldar a segunda configuração urbana de Porto Alegre. A obra é da Editora da Cidade, com 186 páginas.






















“Alfândega”, parte da exposição Artecidade, do fotógrafo Beto Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário