quarta-feira, 23 de maio de 2012

São Paulo – Novo olhar sobre a arquitetura urbana

As construções de uma cidade ajudam a contar um pouco da sua história. Não é à toa que os guias turísticos estão cheios de dicas para visitar prédios e casas ‘importantes’. Agora uma rede social criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) pretende ampliar essa visão e mostrar a variedade arquitetônica do espaço urbano brasileiro.
O site, que se chama Arquigrafia Brasil, é a primeira rede social do país exclusivamente sobre arquitetura e tem conteúdo colaborativo. O sistema reúne fotos do acervo da biblioteca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e pode também receber contribuições de qualquer pessoa cadastrada. A ideia é que os usuários possam postar fotos de edifícios e espaços urbanos – colocando apenas algumas informações básicas, como localização e nome do fotógrafo – e discutam sua arquitetura.
Segundo um dos coordenadores do projeto, o arquiteto Artur Rozestraten, professor da FAU, não é preciso ser especialista no assunto para participar, pois o Arquigrafia foi pensado para estudantes de arquitetura, fotógrafos e demais interessados no tema.
“Essa rede social possibilita à pessoa analisar e interpretar a imagem”, diz Rozestraten. “Ao navegar pelo site, é possível ver elementos da arquitetura de determinado lugar que não necessariamente estão em um livro, mas são percebidos no olhar fotográfico do usuário, ou seja, a partir das imagens, percebe-se a cidade de uma maneira diferente”, acrescenta. E conclui: “Os olhares dos vários usuários revelam arquiteturas e espaços urbanos que escapam à visão tradicional”.
Por enquanto, o site tem 709 imagens. A grande maioria pertence à FAU, que já teve cerca de 16% de suas 37 mil fotos da arquitetura brasileira digitalizadas. Segundo a equipe envolvida no projeto, o acervo completo, que começou a ser formado na década de 1960 com a ajuda de alunos e professores da faculdade, será disponibilizado aos poucos e deve estar totalmente on-line até julho de 2013. Todas as fotos do Arquigrafia são postadas sob uma licença de uso Creative Commons, que permite que a obra seja divulgada na internet mediante condições preestabelecidas pelo autor.
O site, construído a partir de software livre, ainda está sendo testado antes de ser totalmente aberto aos usuários, o que, segundo os pesquisadores, deve acontecer no final de junho deste ano. “A construção do sistema foi feita em diálogo com os usuários, o que exige testes, avaliações e, eventualmente, alterações”, explica o coordenador do projeto. Quem se interessar pode se candidatar a usuário-teste por meio da seção Fale Conosco.
Rozestraten ressalta que, mesmo após os testes, o Arquigrafia nunca será totalmente concluído. “Novas funcionalidades serão gradativamente incorporadas à rede social.”
O projeto, que conta com a colaboração de professores da Escola de Comunicações e Artes e do Instituto de Matemática e Estatística da USP, prevê, no futuro, a inclusão de desenhos e vídeos e o desenvolvimento de um aplicativo para usuários de smartphones e tablets com sistema operacional Android.
Por meio desse aplicativo, será possível postar uma foto junto com as coordenadas de GPS do local e também encontrar fotos de construções próximas do lugar onde se está. “Com isso, o Arquigrafia permitirá maior interação entre usuários e entre o usuário e o espaço urbano”, avalia Rozestraten.

Por Fernanda Braune

Site do Arquigrafia:  http://www.arquigrafia.org.br/18/?firstTime=0
Fonte: http://www.defender.org.br/sao-paulo-novo-olhar-sobre-a-arquitetura-urbana/
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Foto da estação ferroviária de Ribeirão Preto (SP) postada no ‘Arquigrafia’. A ideia do site é reunir diferentes visões da arquitetura do espaço urbano brasileiro. (foto: Artur Rozestraten – CC BY 3.0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário