sexta-feira, 5 de julho de 2013

Documentário sobre Vilanova Artigas

Comemoração dos 100 anos de nascimento do arquiteto brasileiro

São Paulo

Filme de Laura Artigas e Pedro Gorski está em fase de captação de recursos
Em 2015 Vilanova Artigas completaria 100 anos. Para celebrar a data e relembrar sua vida e obra Laura Artigas, neta do arquiteto, e o diretor Pedro Gorski planejam o documentário “Artigas: As Casas como As Cidades. As Cidades como As Casas”. Com produção executiva de Luiz Ferraz e Gal Buitoni, da Olé Produções, o projeto acaba de ser aprovado pela Lei do Audiovisual e a equipe está em busca de patrocinadores.

Sobre Vilanova Artigas:
Admiro os poetas. 
O que eles dizem com duas palavras 
a gente tem que exprimir com milhares de tijolos.
O arquiteto João Batista Vilanova Artigas, nasceu em Curitiba, Estado do Paraná, em 23 de junho de 1915. Mudou-se para São Paulo e se formou arquiteto na Escola Politécnica da USP, em 1937. Foi fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, em 1948, na qual liderou, mais tarde em 1962, um movimento para a reforma de ensino que influenciou outras faculdades de arquitetura no Brasil inteiro. Foi membro do Partido Comunista e militante de movimentos populares e, por isso, perseguido pela ditadura militar, tendo sido cassado em 1969 por força do AI-5. Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente (Prêmio Jean Tschumi - 1972 e Prêmio Auguste Perret – 1985, este póstumo.). A arquitetura que produziu foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira "escola", a chamada "Escola Paulista". Dentre os 700 projetos que produziu durante sua carreira, destacam-se: Edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo; Conjunto Habitacional Zezinho Magalhães Prado, em Guarulhos; Passarelas Urbanas; escolas públicas; Estádio do Morumbi; clubes; sindicatos; edifícios de apartamentos e casas.

Sobre a equipe do documentário
Laura Artigas (diretora e roteirista) é jornalista formada pela PUC-SP, estudou roteiro de cinema em Buenos Aires, onde frequentou o curso “Escribir Cine”, ministrado pelo premiado diretor Juan José Campanella e pela roteirista Aída Bortnik. Atua no mercado audiovisual desde 2007. Foi roteirista do programa GNT Fashion/ Canal GNT, story producer no reality show “Perdidos na Tribo”/ Band, entre outros projetos para TV e internet. Como jornalista escreveu para veículos como Vogue, Elle, Marie Claire, TRIP e Folha de S. Paulo. Em janeiro de 2006, criou omodapraler.com, um dos primeiros blogs de moda do Brasil, e referência de conteúdo sobre o tema. Atualmente é roteirista e jornalista freelancer.
Pedro Gorski (diretor) é formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM e com especialização em Cinema Documental na escola Observatório de Cine de Barcelona. Trabalha com audiovisual desde 2000. Trabalhou como diretor de externas no programa TNT+Filme (Turner). Dirigiu os documentários “Brasília – A Construção de um Sonho” e “Rio de Janeiro – Segurança em Jogo” para o Discovery Channel e as biografias de Hélio Gracie e Fernando Henrique Cardoso para o Biography Channel /History Channel. Dirigiu também o curta documentário Bernnô, que foi da seleção oficial do Festival É Tudo Verdade 2010 e ganhou prêmio de melhor curta documentário no FAM 2011 (Florianópolis Audiovisual do Mercosul). Foi produtor executivo do documentário “Open Arms, Doors Closed”. Atualmente é sócio e diretor criativo da produtora Plataforma, empresa de origem mexicana, aberta no Brasil em 2012, que produz formatos e projetos para televisão, internet e cinema.
Gal Buitoni e Luiz Ferraz (Olé Produções / produção executiva) produziram 1 longa-metragem e 9 curtas e médias. Exibiram seus filmes nos mais importantes festivais do Brasil e do mundo como o Festival do Rio, Mostra de Cinema de São Paulo, Karlovy Vary (Rep. Tcheca) e DocsDF (México). Já tiveram filmes exibidos em países como EUA, Canadá, Reino Unido, Rússia, México, Colômbia, Venezuela, Argentina, Hungria, República Tcheca, Polônia e Itália. Também já fecharam acordos com grandes distribuidoras e canais de TV brasileiras. Os principais trabalhos são: Sobre futebol e barreiras (2010 – 110’ – HD); O pai do gol (2012 – 17’- HD); Barbeiros (2012 - 17’ – 35mm); Funeral à cigana (2012 - 15’- 35mm); samba de quadra (2008 - 16’ - 35mm).






















Vilanova Artigas na FAU-USP em 1984 - Um de seus projetos mais conhecidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário