segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sob o olhar dos viajantes

Durante muitas décadas, a imagem do Brasil foi construída pelo olhar estrangeiro. Fosse por meio de documentos escritos ou através de desenhos e pinturas: os hábitos da população indígena, as paisagens naturais e a fauna tropical chamaram muita atenção dos europeus. Foi apenas no século XIX que o país começou a escrever sua própria História – ainda que sob influência do pensamento Ilustrado. Com estreia prevista para este sábado (28), o segundo episódio da série Brasil no olhar dos viajantes, da TV Senado, busca fazer uma analogia entre a imagem do Brasil hoje e a captada pelos visitantes de outrora.
Entre entrevistas com especialistas e utilização de muito material da época, a produção foca no século XVII e recupera os caminhos do ouro, o trabalho árduo dos escravos e o esforço de colonização por parte da coroa portuguesa, neste lado do Atlântico. “As narrativas produzidas por esses viajantes e as imagens que traziam apresentavam ao mundo letrado um lugar desconhecido, distante e exótico”, comenta João Carlos Fontoura, diretor do projeto. “Boa parte desse acervo servirá como referência para os nossos intelectuais que, séculos depois, teriam a missão de construir uma nacionalidade brasileira”, acrescenta. 
Fontoura relata que o projeto está em produção há dois anos e conta apenas com apoio de instituições públicas. Por enquanto, lá se foi metade dos esforços. O primeiro episódio, que contava um pouco de histórias do Brasil pré-colonial, estreou no ano passado e está inclusive disponível para download. Já o terceiro e último oscilará entre os séculos XVIII e XIX, com lançamento previsto para dezembro. A produtora do material, Lorena Maria e Silva, conta que, inicialmente, a equipe da TV Senado pensou em produzir apenas um documentário, mas se deparou com uma riqueza tão grande de fontes e pluralidade de temas, que decidiu desmembrar a ideia e prolonga-la numa série.
 “O Senado tem uma gráfica e, há um tempo, publicou uma coleção sobre viajantes. Quando descobrimos isso, vimos que o tema era pouco explorado pelo audiovisual, apesar de ser bem didático e rico em ilustrações”, conta ela.

Continua a matéria no link:  http://www.revistadehistoria.com.br/secao/reportagem/sob-o-olhar-dos-viajantes





















Mulher Tupinambá de Albert Eckhout

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário