quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Brasília sedia evento sobre Sítio da Serra da Capivara, patrimônio mundial

Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos, é tema de evento que acontece de 01 de outubro a 15 de dezembro, em Brasília, e traz duas exposições e um ciclo de conferências com especialistas internacionais sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, um dos mais ricos sítios arqueológicos do mundo e integrante da lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1991.
Com acesso gratuito, o público poderá conferir uma exposição museográfica, parte da coleção do Museu do Homem Americano (que fica em São Raimundo Nonato, PI); exposição e produção de cerâmicas feitas pelos moradores das cercanias do Parque, e um ciclo de conferências organizado por várias instituições que promoverá as discussões mais atuais sobre arqueologia, turismo, gestão de áreas protegidas, gestão de patrimônio natural e inclusão produtiva de populações vizinhas, entre outros.
As conferências, que serão realizadas no mesmo período das exposições, acontecerão todas as semanas, sempre às quartas-feiras, das 18h às 20h30, no auditório do Espaço Israel Pinheiro. O Centro Nacional de Arqueologia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (CNA-IPHAN) fará palestra no dia 06 de novembro sobre arqueologia e gestão do Patrimônio Cultural. Desde 1993, o sítio está inscrito como bem cultural do Brasil no Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico do IPHAN. Veja aqui todas as Conferências em Programa detalhado. 

Parque Serra da CapivaraO Parque Nacional da Serra da Capivara foi criado em 5 de junho de 1979 e está situado no Sudeste do Estado do Piauí, fazendo fronteira com os municípios de São Raimundo Nonato, Coronel José Dias, João Costa e Brejo do Piauí. Possui 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 km.
A região do Parque Nacional da Serra da Capivara era, entre 440 e 360 milhões de anos atrás, coberta pelo mar Siluriano-Devoniano, limitado ao sul pelo escudo cristalino do Pré-Cambriano. Por volta de 225-210 milhões de anos atrás, durante o Triássico, um movimento tectônico de grande porte que iniciou a abertura do Atlântico Sul fez levantar o fundo do mar, criando a serra, formada por rochas sedimentares, arenitos e conglomerados. As chuvas esculpiram o relevo formando uma paisagem espetacular com múltiplos monumentos geológicos de rara beleza. 
A paisagem atual da região do Parque Nacional da Serra da Capivara é formada por planaltos, serras e planícies. Essas várias formas de relevo são resultado de transformações que foram se produzindo durante milhões de anos nas duas formações geológicas, a Bacia Sedimentar Piauí-Maranhão, ao Norte, e a Depressão do Médio São Francisco, ao Sul. 

Serviço:
Ciclo de Conferências "Serra da Capivara: os brasileiros com mais de 50 mil anos"
Local:
Espaço Israel Pinheiro, na Praça dos Três Poderes – Brasília-DF
Data: 2 de outubro a 15 de dezembro.
Horário: De segunda a domingo, das 10h às 18h. As conferências serão às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30, com entrada gratuita.
Outras informações: União Europeia - Jérôme Poussielgue,  (61) 3323-6658.
Fonte: UNESCO-Ascom-IPHAN // Foto: Tadeu Gonçalves 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18030&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário