domingo, 20 de outubro de 2013

Um Debret pouco conhecido

No final da década de 1930, o colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya adquiriu um conjunto de obras originais de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), o mais conhecido dos pintores que integraram a missão artística francesa que retratou o Brasil-Colônia e o reinado de D. Pedro I.

O artista ficou conhecido por ter elaborado alguns dos retratos mais célebres do Rio de Janeiro colonial e do dia-a-dia da capital da América portuguesa nos tempos da corte, mas o acervo de Castro Maya revelava uma parte menos conhecida do catálogo de Debret: suas obras sobre o sul e sudeste do Brasil.

Agora, essas pinturas e desenhos estão em destaque na mostra Viagem ao Sul do Brasil, em exibição na Caixa Cultural Bahia.

As obras em questão foram produzidas quando o pintor acompanhou a comitiva imperial que, em 1827, percorreu os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul: paisagens costeiras, retratos da Mata Atlântica e a convivência entre índios, portugueses e africanos.

Há também obras que dedicadas à vida na corte, no Rio de Janeiro, capturando a pompa dos nobres e o cotidiano dos habitantes da capital.

DEBRET – VIAGEM AO SUL DO BRASIL. Onde: Caixa Cultural Salvador, rua Carlos Gomes, 57, Centro, Salvador (BA). Quando: de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Quanto: grátis. Contato: (71) 3421-4200.

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/um_debret_pouco_conhecido.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário