quinta-feira, 3 de outubro de 2013

João Pessoa (PB) – IV Seminário Internacional Urbicentros

De 11 a 14 de dezembro de 2013 na cidade de João Pessoa, acontecerá o IV Seminário Internacional Urbicentros. Este evento visa, a partir das invisibilidades e contradições presentes nas áreas centrais de nossas cidades, focar o olhar sobre as ocupações, os espaços públicos e as estruturas arquitetônicas que, apesar de integrarem esta realidade, passam muitas vezes despercebidas. Trata-se, de fato, de questões conflitantes – e por isso mesmo são invisíveis e contraditórias – na medida em que fogem aos padrões urbanísticos preestabelecidos.
“Perder-se numa cidade, como alguém se perde numa floresta”, tal como propõe Walter Benjamim, será o fio condutor do evento que, por meio de uma proposta inovadora, pretende levar os participantes para uma imersão na cidade. No período da manhã serão realizadas Palestras e Mesas redondas no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, contando com a presença de convidados internacionais e nacionais que, a partir do relato de suas experiências, irão contribuir para a construção do arcabouço teórico/prático para cada um dos eixos temáticos propostos.
No período da tarde, serão realizados Workshops em que os participantes serão convidados a se debruçarem sobre as problemáticas e as potencialidades do centro histórico de João Pessoa, através de vivências, errâncias, oficinas, travessias, e outras atividades inspiradoras, que permitam estabelecer pontos de referência, ideias, conceitos e sugestões para serem registradas e compartilhadas entre todos os participantes, no último dia do evento.
Para a noite estão programados os Saraus Culturais, momentos descontraídos em que serão projetados vídeos e fotografias, realizadas performances, encenações, intervenções e apresentações teatrais, de musica e de dança, que impliquem na miscigenação dos saberes e das culturas, que decorrem dos novos olhares propostos pelo evento. Os saraus acontecerão na Praça Antenor Navarro, no Largo XV de Novembro, na Praça do Hotel Globo e no Porto do Capim, lugares estes que guardam forte relação com os eixos temáticos propostos pelo evento, a saber: ocupações, os espaços públicos e as estruturas arquitetônicas.
O Urbicentros#4 é um desdobramento do programa DINTER-CAPES [Doutorado Interinstitucional] realizado entre os Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal da Paraíba, com a colaboração de uma rede de Programas de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da região Nordeste do Brasil.
As inscrições podem ser feitas com submissão de Resumos Expandidos e/ou proposições de Workshops e Saraus, abertas a qualquer interessado, ou apenas como participante.
Maiores informações no site www.ppgau.ufba.br/urbic4
Dúvidas: e-mail urbicentros2013@gmail.com

Fonte: http://defender.org.br/2013/10/03/joao-pb-iv-seminario-internacional-urbicentros/ 















Centro de João Pessoa – Cidade Baixa – Rio Sanhauá – Porto do Capim. Foto: galeria de fotos – SETUR/PMJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário