segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Abandono da Fazenda Colubandê, em São Gonçalo - RJ



Com a saída do Batalhão Florestal em 2010, a Fazenda Colubandê se tornou um local abandonado. Hoje em estado de degradação e com as portas abertas, a capela de Sant'Anna e a Casa Grande, datada de 1618, vem sendo alvo do vandalismo. Em maio de 2013 o Estado do Rio de Janeiro foi condenado na Justiça Federal em primeira instância a, no prazo de 120 dias, apresentar um projeto de conservação e recuperação do conjunto arquitetônico da “FAZENDA COLUBANDÊ” ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que, por sua vez, deveria analisá-lo e aprová-lo no prazo de 60 dias, com ou sem alterações. 
O prazo expirou e o Governo do Estado não informou publicamente a apresentação de um projeto. O IPHAN por sua vez também não deu nenhuma informação. Aguarda-se agora uma nova ação judicial. Apesar de a Fazenda Colubandê ser de responsabilidade do Governo Estadual, o vereador Diego São Paio apresentou uma indicação legislativa sugerindo ao prefeito de São Gonçalo que promova os atos necessários para a obtenção do domínio e da administração da Fazenda


No link abaixo, o site sobre a fazenda, com a história da mesma, e as ações da comunidade voltadas para sua preservação:

http://www.diegosaopaio.com.br/patrimoniohistorico


















Foto: Isabela Kassow/ Diadorim Ideias

Nenhum comentário:

Postar um comentário