segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Ouro Preto 35 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade

A cidade histórica de Ouro Preto comemora, no dia 5 de setembro, 35 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 1980, destaca a autenticidade, integridade e originalidade do panorama urbano da cidade. 
Considerando esse universo, em que se comemoram os 35 anos de reconhecimento de Ouro Preto como Patrimônio Cultural da Humanidade, somado ao Jubileu dos 300 anos da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em parceria com a Semana Nacional de Fotografia, Fotógrafos em Ouro Preto, o projetoPatrimônio na Fonte.
O projeto Patrimônio na Fonte será realizado nos canteiros de obra dos Chafarizes que estão sendo restaurados pelo Programa PAC Cidades Históricas. A proposta é utilizar os tapumes de isolamento das obras dos chafarizes como suporte para intervenções artístico-culturais, voltadas à valorização das manifestações de culturas de matriz africana no Brasil. 
Os tapumes darão lugar a uma grande exposição fotográfica com o tema identidade e cultura negra, buscando práticas e afazeres cotidianos e manifestações artísticas, folclóricas e religiosas afrodescendentes, buscando fortalecer o reconhecimento do significado desse patrimônio às gerações presentes e futuras, ao mesmo tempo em que faz valorizar a restauração realizada nos chafarizes, integrando essas obras em um circuito de arte, promovendo a cidade como galeria a céu aberto.
Assim, dentre os 22 chafarizes atualmente em processo de restauração e limpeza, 12 foram selecionados para essa intervenção, formando uma interessante abrangência que acompanha o antigo Caminho Tronco de Ouro Preto.
Preservação
O Iphan trabalha em diferentes frentes de preservação do patrimônio cultural brasileiro. Uma delas são as ações desenvolvidas no âmbito da dimensão imaterial do patrimônio cultural. A cidade é uma força social presente no imaginário dos seus habitantes, capaz de gerar sentimento de identificação e solidariedade.
Em Ouro Preto, a Casa do Patrimônio, uma iniciativa do Iphan com diversos parceiros locais, tem como objetivo sensibilizar e despertar nos moradores novos olhares sobre a cidade.  Por meio de uma parceria entre o Iphan e a Universidade Federal de Ouro Preto, a Fundação de Arte de Ouro Preto e a Secretaria de Educação e Secretaria de Planejamento de Ouro Preto foi criada uma proposta de gestão compartilhada na qual a Casa do Patrimônio passou a desenvolver o programa Sentidos Urbanospatrimônio e cidadania como fio condutor de suas ações, tendo a educação patrimonial como um instrumento para a transformação dos sujeitos nela envolvidos. 
O programa desenvolve ações voltadas a grupos específicos, onde a metodologia do programa é utilizada de forma ampla: jogos teatrais e lúdicos, exercícios sensoriais e roteiros. São abordados os conceitos de memória, identidade e patrimônio, reconhecendo a atuação dos moradores no espaço em que circulam.
PAC - Cidades Históricas em Ouro Preto
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma inciativa do governo federal coordenada pelo Ministério do Planejamento que promoveu a retomada do planejamento e execução de grandes obras de infraestrutura social, urbana, logística e energética do país. Uma das linhas do Programa está destinada exclusivamente aos sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan. O PAC Cidades Históricas está sendo implantado em 44 cidades de 20 estados da federação. 
Uma das ações do Programa de Aceleração do Crescimento em andamento em Ouro Preto é a restauração dos 22 chafarizes do centro histórico. Deste total, 17 já estão em obra. 
Outra importante obra do PAC Cidades Históricas, em Ouro Preto, é a restauração do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, ou Matriz do Antônio Dias, como é conhecida. O Templo, que tem mais de 300 anos de história, será restaurado integralmente. Em conjunto das ações de preservação do patrimônio arquitetônico de Ouro Preto, o Iphan tem trabalhado também no sentido de viabilizar projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio cultural, com respeito e proteção dos direitos difusos ou coletivos relativos à preservação e ao uso desse patrimônio. 
Para saber mais sobre Ouro Preto:
www.iphan.gov.br
www.ouropreto.mg.gov.br
Para conhecer os outros Sítios Patrimônio da Humanidade acesse a página da Unesco na internet: www.unesco.org
Assessoria de Comunicação Iphan MG
Superintendência do Iphan em Minas Gerais
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
Tel: +55 31 3222.2440 – Ramal 46 / Email: iphan-mg@iphan.gov.br











Crédito das Imagen - Site Iphan

Nenhum comentário:

Postar um comentário