Neste domingo, 6 de setembro, foi reinaugurada no Rio de Janeiro a Praça Mauá, após quatro anos de obras de remodelação. Localizada na região central da cidade, próximo à orla, a praça teve sua área ampliada seis vezes com a derrubada do elevado da Perimetral, atingindo cerca de 25 mil metros quadrados e chegando quase até o mar da Baía de Guanabara.
A Praça é o primeiro projeto a ser inaugurado na nova Orla do Conde, uma faixa de terra que se estende por 3,5 quilômetros, entre o Armazém 8 do Cais do Porto e a Praça da Misericórdia, e conta com 27 centros culturais e museus.
Urbanizada no início do século passado, quando 1,5 milhão de metros quadrados foram aterrados para a construção do Porto do Rio, a Praça Mauá surgiu com a antiga Avenida Central, atual Avenida Rio Branco. Nomeada em homenagem a Irineu Evangelista de Sousa (1813-1889), o empreendedor e abolicionista Barão de Mauá, a praça representava a integração da cidade ao Porto e à Baía de Guanabara.
Fazem parte também da nova orla o Museu do Amanhã, projeto de Santiago Calatravaprevisto para ser inaugurado ainda este ano, e ainda 560 metros de trilhos por onde passará um VLT.
Fonte: Romullo Baratto. "Praça Mauá é reaberta no Rio de Janeiro" 08 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 8 Set 2015.
Praça Mauá, Rio de Janeiro. Image via bafafa.com.br
Praça Mauá, Rio de Janeiro. Image via Museu de Arte do Rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário