sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Iphan adia conclusão do inventário do Centro Histórico de Manaus para 2013

A conclusão do inventário dos imóveis situados na área tombada do Centro Histórico de Manaus prevista para este ano só deve ocorrer em janeiro de 2013. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (Iphan-AM) justificou que o levantamento, iniciado em dezembro de 2011, foi prejudicado pela cheia histórica do Rio Negro e necessidades de adequações do suporte de armazenamento de dados.
Heloísa Araújo, superintendente substituta do Iphan-AM, explicou que a previsão inicial do órgão era concluir em agosto a coleta dos dados das 2 mil propriedades de grande valor histórico, cultural e arquitetônico da área de tombamento e entorno. "A empresa responsável pelos trabalhos enfrentou muitas dificuldades. Entre elas, a cheia do Rio Negro que afetou área do Centro".
A mudança do cronograma do estudo foi atribuía ainda à necessidade de criação de um programa de armazenamentos dos dados transformados em arquivos digitais já na coleta. "Eles estão utilizando um equipamento que moderniza nosso processo de inventário., pois a maioria dos dados após coleta é transformado em arquivo digital. Com isso, a empresa teve que viabilizar a criação do programa para gerenciar esses dados, demandando muito tempo e comprometendo a execução do trabalho. Porém, essa mudança agilizará a parte de normatização na etapa de 2013 e facilitará nosso trabalho no futuro", ressaltou.

Inventário
Informações sobre a pavimentação das calçadas e arborização, além de fotografias individualizadas das propriedades que se encontram dentro da área tombada e no entorno, o que corresponde a aproximadamente 2 mil imóveis, estão sendo feitos pelos técnicos do Iphan.
O órgão justificou que a iniciativa, além de ter como foco a identificação e quantificação dos imóveis dentro das poligonais de entorno do Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em janeiro deste ano, servirá de base para a normatização das novas diretrizes.
"A função primordial do inventário é conhecer exaustivamente o bem histórico, para, na hora for necessário intervir na manutenção desse prédio. sabermos quais são as medidas apropriadas. Seja, por exemplo, na pintura, tecnologia de construção ou na escolha de melhor profissional para atuar no tratamento de ornamentos de fachada", destacou Heloísa Araújo.

Fonte: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/iphan-adia-conclusao-do-inventario-do-centro-historico-de-manaus-para-2013.html 

















Centro da capital amazonense (Foto: Arquivo/ AVG/ TV Amazonas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário