sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Patrimônio histórico mais antigo do ES é alvo de atos de vandalismo

O patrimônio histórico e religioso mais antigo do Espírito Santo, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, amanheceu pichado, nesta terça-feira (13), na Prainha, em Vila Velha, Grande Vitória. O local é protegido por um sistema de alarme. Os vândalos atacaram e rabiscaram a igreja, e os muros, bancos e placas de sinalização da Praça da Bandeira. No Parque da Prainha, monumentos históricos e o chão também foram pichados. Em nota, a Igreja do Rosário informou que qualquer  pintura ou intervenção só pode ser feita com a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Caso o órgão tenha interesse, a prefeitura pode remover a pichação.
A Igreja Nossa Senhora do Rosário é de 1535 e foi a terceira igreja construída no Brasil. Atualmente, ela é a mais antiga em atividade. O local foi tombado em 1950 como patrimônio histórico e artístico. O taxista Paulo Merighetti faz parte da equipe administrativa do patrimônio e questiona os motivos da depredação. "O que leva uma pessoa a chegar a esse ponto? Aqui começou o Espírito Santo. Tudo começou aqui", disse.
Antônio Lino Mamedi é guardião há sete anos na igreja. Ele se emocionou ao encontrar a instituição depredada. "Uma depredação do patrimônio que é de todo mundo. Não é meu, é de todo mundo. Ver isso tudo pichado foi muito triste", afirmou.
Os atos de vandalismo também puderam ser vistos pela Praça da Bandeira. Bancos, placas, lixeiras, hidrantes e árvores foram depredadas. Para o aposentado nascido e criado na Prainha, a falta de policiamento na região facilita a ação dos vândalos e de bandidos. "Os assaltos estão diários e isso é uma vergonha. Isso aqui sempre foi um paraíso, morar aqui era um privilégio de poucos. Os moradores de rua ficam aqui na pracinha, além dos moradores, tem muita gente infiltrada. Agora, nós estamos sofrendo assaltos todos os dias e acordamos com essa pichação", afirmou Jether Lima.
De acordo com o capitão Bruno, comandante da 1ª Cia. do 4º Batalhão da Polícia Militar, a região possui policiamento 24 horas. Ele afirmou ainda que o policiamento vai ser reforçado durante a madrugada para impedir pequenos furtos e atos de vandalismo. A polícia pede ajuda à população para que denuncie caso saiba alguma informação sobre suspeitos. O telefone é o 190.
Segundo a administração da Igreja do Rosário, a Prefeitura de Vila Velha e a igreja estudam um termo de compromisso para ser assinado e fazer uma guarda patrimonial no local. A prefeitura de Vila Velha informou que vai debater com os moradores, durante uma reunião na noite desta terça-feira, sobre a população em situação de rua. O órgão pretende buscar uma solução junto à comunidade.

Fonte: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2013/08/patrimonio-historico-mais-antigo-do-es-e-alvo-de-atos-de-vandalismo.html 




Nenhum comentário:

Postar um comentário