sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Três séculos de São João del-Rei

Em 8 de dezembro deste ano, a cidade de São João del-Rei (MG) comemora 300 anos de elevação a vila, quando o Arraial Novo do Rio das Mortes ganhou seu nome definitivo em homenagem ao rei Dom João V.

O município foi um dos pontos mercantis centrais da época da exploração das riquezas minerais do período do Brasil Colônia, tendo experimentado grande prosperidade ao longo de todo o século XVIII, mesmo quando os veios de ouro já davam sinais de esgotamento. O Museu Regional de São João del-Rei antecipa a comemoração com a exposição 300 anos de ouro e glórias.

A história da cidade é contada a partir do acervo da instituição, com destaque para artefatos usados em atividades de mineração e um retrato do comendador João Antônio da Silva Mourão pintado por Édouard Vienot no século XIX. Mourão, próspero comerciante e fazendeiro da região, foi o fundador da casa que hoje abriga o museu.

Passando por temas como a extração do ouro, a religiosidade, o comércio, a indústria e a imigração, o visitante é levado a um passeio pela São João del-Rei de três séculos, chegando aos dias de hoje.

SÃO JOÃO DEL-REI: 300 ANOS DE OURO E GLÓRIAS Onde: Museu Regional de São João del-Rei, rua Marechal Deodoro, 12, Centro, São João del-Rei. Quando: diariamente, das 9h às 18h. Quanto: grátis. Contato: (32) 371-7663

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/tres_seculos_de_sao_joao_del-rei.html 

















Foto de São João del-Rei (MG), século XIX, acervo do Museu Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário