segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Moeda de Prata homenageia Diamantina, cidade Patrimônio Mundial

Com valor de face de R$ 5 e cunhada em prata, o Banco Central do Brasil lançará na próxima sexta-feira, dia 06 de dezembro, a mais nova moeda da série numismática Cidades Patrimônio da Humanidade no Brasil. Desta vez a homenagem é para a Diamantina (MG). A cerimônia será às 10h, no Teatro Santa Izabel. As tratativas para a escolha da cidade contaram com a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) por meio da Assessoria de Relações Internacionais (ARIN) e da Superintendência do IPHAN em Minas Gerais.
O preço da moeda será R$ 180. Inicialmente serão lançadas três mil unidades, mas este número pode chegar a 10 mil, caso haja demanda. A nova moeda irá se juntar às outras da mesma série: Brasília (lançada em 2010), Ouro Preto (lançada em 2011) e Goiás (lançada em 2012).

A histórica DiamantinaDiamantina foi o maior centro de extração de diamantes do mundo no século XVIII. Situada no estado de Minas Gerais, é um importante testemunho da ocupação do interior do país demonstrando, como no século XVIII, os aventureiros a procura de riquezas e os representantes da Coroa Portuguesa, adaptaram os modelos europeus a uma realidade americana, criando uma cultura original.
O Centro Histórico da cidade de Diamantina, tombado pelo IPHAN em 1938, é um belo exemplo da mescla de aventureirismo e refinamento, ocorrido nas Américas. Entre os edifícios civis mais importantes estão a Casa da Intendência (atual Museu do Diamante), a Casa do Contrato e o Mercado Municipal, construído no século XIX onde havia um rancho de tropeiros. As edificações residenciais, remanescentes dos séculos XVIII e XIX, apresentam fachadas de linhas sóbrias e um sistema construtivo baseado em estruturas de madeira e vedações de pau-a-pique. Duas casas destacam-se do conjunto: a do Padre Rolim, atual Museu do Diamante, e a de Chica da Silva, onde hoje está instalado o Escritório Técnico do IPHAN. Do conjunto urbano, sobressai-se também o Passadiço da Glória, que faz a ligação entre dois sobrados dos séculos XVIII e XIX.
Edifícios com paredes brancas e detalhes coloridos, muxarabis, balcões com pinhas de vidro, rótulas treliçadas e pavimento em lajes de pedra compõem a imagem urbana de Diamantina, que tem como pano de fundo a Serra dos Cristais. Ao elevar Diamantina à condição de Patrimônio Mundial, em 4 de dezembro de 1999, a UNESCO considerou que seu conjunto urbanístico-arquitetônico, marcado pelo espírito aventureiro, combinado a engenhosidade e capacidade de adaptação aos trópicos, constitui um precioso testemunho da ocupação do interior do país. Leia mais clicando aqui
Fonte: Ascom-Arin-IPHAN 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do;jsessionid=2FE10E70FB2494B41F3FAE6DC39298BE?id=18190&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia




Nenhum comentário:

Postar um comentário