domingo, 1 de dezembro de 2013

Seminário debate candidatura da Lagoa da Pampulha como Patrimônio Mundial

Belo Horizonte (MG) está debatendo nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28 de novembro, estratégias para a construção do dossiê de candidatura da Lagoa da Pampulha na lista de Patrimônio Mundial da Unesco.

Situada na região da Pampulha, em frente à Prefeitura Municipal, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer durante a gestão de Juscelino Kubitschek, a Lagoa congrega um complexo turístico com atrações como o Parque Promotor Lins do Rego, o Jardim Botânico, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão), o Ginásio Mineirinho, o Parque Guanabara e a Igreja de São Francisco, também de Oscar Niemeyer.

Os debates estão concentrados no seminário A Casa em Debate - Pampulha: um patrimônio da humanidade, promovido pela Fundação Municipal de Cultura, que conta com a participação de técnicos do IPHAN.
A proposta inicial é de discussão e compreensão dos valores da Pampulha que possibilitaram seu reconhecimento como Patrimônio Cultural nas esferas Municipal (Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte – CDPCM), Estadual (IEPHA/MG) e Federal (IPHAN). A ideia é formar um panorama da preservação do conjunto e discutir o processo de construção da candidatura da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).
Para mais informações, acesse http://www.bhfazcultura.pbh.gov.br ou pelo email: cb.fmc@pbh.gov.br
Confira aqui a programação.

A Casa do BaileReferência da arquitetura moderna brasileira, o projeto original e o paisagismo da Casa do Baile foram concebidos por Oscar Niemeyer e Roberto Burle Marx, que buscavam uma integração total com o ambiente da lagoa. Situada numa ilha artificial, ligada por uma pequena ponte de concreto à orla, a Casa do Baile foi projetada com a finalidade de criar na Pampulha um espaço de diversão popular. Inaugurada em 1943, abrigava um restaurante com pista de dança, cozinha e toaletes.
Como espaço de lazer e entretenimento a Casa do Baile logo se transformou em palco de atividades musicais e dançantes frequentada pela sociedade mineira. No entanto, em 1946, com a proibição do jogo no Brasil, o fechamento do Cassino – atual Museu de Arte da Pampulha (MAP), afetou o funcionamento da Casa do Baile, que acabou encerrando suas atividades.
O edifício passou a receber diversas atividades. Nos anos de 1980 funcionou como anexo do Museu e como restaurante, mas foi fechada novamente, reabrindo somente em 2002 após aum restauração, sob a orientação do próprio Niemeyer. Desde então, a Casa do Baile funciona como Centro de referência de Urbanismo, Arquitetura e Design.
Fonte: Ascom-IPHAN/MG 

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=18173&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia 





Nenhum comentário:

Postar um comentário