quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Erechim (RS) – Município entrega 1ª etapa do restauro do Castelinho

O Castelinho, prédio que simboliza a história de Erechim, teve a 1ª etapa de seu processo de restauro concluída. A obra, entregue nesta quinta-feira (2) pelo prefeito Paulo Polis, secretários de governo e vereadores, teve duração de 5 meses, e prepara o antigo prédio da Comissão de Terras para sua reabertura à visitação, o que deve ocorrer até o final de 2014 – ano em que a edificação completa 100 anos de sua construção.
Neste primeiro momento, o trabalho buscou restaurar – em caráter artesanal – a estrutura do prédio, incluindo pintura e recuperação das partes externas comprometidas (madeiras, esquadrias e telhas), e envolveu pelo menos 80 pessoas, sob os cuidados da empresa Referência Obras e Sinalizações Ltda., vencedora da licitação para o serviço.
Para a 2ª etapa, o município deve lançar até o dia 10 de janeiro novo edital de licitação (modalidade concorrência), prevendo a recuperação da parte interna da edificação (madeiras internas), além de novas instalações elétricas, hidráulicas e o Plano de Prevenção a Incêndios.
Durante visita à obra nesta quinta-feira (2), o prefeito Paulo Polis destacou as diversas etapas que se sucederam até a entrega desta 1ª parte do trabalho. “Em 2011, contratamos uma empresa especializada para realizar estudo de aproveitamento e recuperação do prédio. Em 2012, o projeto foi finalizado, apresentado e aprovado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC) e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE). Prontamente, encaminhamos a execução da proposta, que foi dividida em etapas. Hoje, entregamos os trabalhos que buscaram reforçar a estrutura do prédio, para que logo ali na frente, possivelmente em março de 2014, consigamos dar sequencia aos projetos complementares, como o hidrossanitário, elétrico, prevenção a incêndios, e de acessibilidade universal. Ao final, entregaremos um prédio que representa com todo o seu vigor e importância o símbolo vivo da colonização, que traduz o esforço, o trabalho e o progresso dos nossos pioneiros”, pontuou Polis.
Acompanharam a visita os secretários de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira; Planejamento, Anacleto Zanella; Comunicação, Salus Loch; além dos vereadores José da Cruz, Jorge Psidonik, Clarice Moraes, Lucas Farina, Fernando Barp e Sargento Fávero, assessores parlamentares, a técnica em Turismo da prefeitura, Michele Sansigolo, membros da imprensa e equipe diretiva e técnica da empresa Referência.

Segunda etapa deverá ser concluída ainda em 2014

Conforme a arquiteta e urbanista Ariane Pedrotti de Ávila Dias, que é técnica do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, a segunda etapa da obra tem previsão de conclusão em até 8 meses. Logo em seguida, será a vez do paisagismo e acessibilidade. Segundo ela, o prédio passará a funcionar como uma espécie de Centro Cultural, sendo palco de apresentações permanentes de arte e cultura, abrindo novos espaços para os artistas locais. Dois auditórios também serão disponibilizados à comunidade (um com 70 e outro de 30 lugares). Além disso, o Centro de Apoio ao Turista também deverá voltar a funcionar no prédio.
Para o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Rodrigo Alves Pereira, o restauro do Castelinho é vital para que a cidade mantenha sua história viva. “A partir do prédio da Comissão de Terras, se projetaram ruas, avenidas, lotes urbanos e rurais do Município. Este era o centro responsável por sediar a coordenar todo o processo imigratório local. Assim, para a cultura de Erechim, o restauro do prédio dignifica nossa história e engrandece nosso futuro”, destaca.
A obra de restauro do Castelinho, na 1ª etapa, teve um investimento de R$ 438,9 mil dos cofres da prefeitura e foi acompanhada de perto, também, pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (COMPHAC), que esteve, representado pelo seu presidente, Alexandre Lyrio, visitando os trabalhos, ao lado do prefeito Polis e comitiva, no último mês de outubro.
Saiba mais O prédio da Comissão de Terras foi contratado por Guilherme Franzmann e construído por Germano Müssig, entre 1912 e 1914/15. A madeira veio do município de Getúlio Vargas, e as pedras, que formam os alicerces, vieram das cabeceiras do Rio Dourado. O prédio ocupa uma área equivalente a 603,91 m². O Castelinho está tombado como Patrimônio Histórico pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 1988 passou para o domínio do município de Erechim.

Fonte: Jornal Boa Vista



























Fotos: Rodrigo Finardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário