quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O espanhol que passou 50 anos construindo uma catedral com suas próprias mãos

Uma enorme catedral de torres altas e uma cúpula magnífica se ergue lentamente no município de Merorada del Campo, a 20 km de Madri, Espanha. Isso parece uma situação comum e recorrente, mas não é; a construção do edifício tem sido executada ao longo de 50 anos - tijolo por tijolo - por um único homem: Justo Gallego Martínez, agricultor, ex monge e arquiteto autodidata de 88 anos de idade.
Veja sua história e imagens da "obra de sua vida" a seguir.
Sem conhecimento previo de arquitetura e sem nenhuma experiência na indústria da construção, Justo passou cinco décadas recolhendo lixo e resíduos de materiais de construção para construir a estrutura de 50 x 25 metros de superfície e 60 metros de altura em sua torre mais alta.
Depois de trabalhar como agricultor e toureiro, Gallego passou oito anos em um monastério - o convento de Císter, em Santa María de Huerta - e se viu obrigado a abandoná-lo quando foi atingido pela tuberculose em 1961. Foi assim que, para honrar a Virgem Maria, começou a construção de uma capela que ele descreve como seu grande ato de fé. O antigo monge diz que se não fosse pela doença nunca teria tido forças para tentar construir uma catedral.
Apesar do ceticismo dos habitantes da cidade, Don Justo - como o chamam os vizinhos - conseguiu notavelmente avançar na construção sem usar nem mesmo um guindaste, e recebeu apenas ajuda de alguns amigos operários. O processo teve início sem nenhum tipo de permissão - porque tinha certeza que não conseguiria -  em um terreno de 4740 m² herdado de seus pais que hoje vale mais de um milhão de euros.

A Catedral
As grandes colunas da estrutura são feitas de tambores de óleo vazios, enquanto o revestimento de uma das cúpulas é feito de tubos descartados. Os arcos são de pneus de caminhões e ônibus, e o restante do edifício é composto de madeiras e tijolos recolhidos de outras obras em demolição. Recebeu presentes como as portas de ferro e recortes de vidro para fechar as aberturas. Sua inspiração vem da Basílica de São Pedro, com sua enorme cúpula central à vista, além de procurar alguns livros de castelos e igrejas europeias.
Há alguns anos comentou à BBC: "Quando vejo o que criei, agradeço ao Senhor. Se pudesse viver minha vida outra vez, gostaria de construir esta mesma catedral, mas duas vezes maior, porque para mim este é um ato de fé".
A igreja nunca recebeu permissão de construção e, embora talvez nunca possa ser utilizada, as autoridades permitiram que continue, já que se tornou uma atração turística da cidade. Recentemente, Justo Gallego recebeu doações de organizações alemãs e protagonizou a publicidade da bebida energética Aquarius, empresa que pagou 40 mil euros para contar sua história inspiradora, além de organizar uma campanha para arrecadar fundos através de mensagens de texto.O edifício foi exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York e seu autor foi entrevistado pelas maiores redes de televisão mundial.

* Referências: Daily Mail UK, BBC / Fotografias via Panoramio, Usuário S. Marino; Via Flickr, Usuário Guillermo Malon

Mais imagens da obra e vídeo sobre o autor da obra, no link abaixo:

Fonte: http://www.archdaily.com.br/br/01-171654/o-espanhol-que-passou-50-anos-construindo-uma-catedral-com-suas-proprias-maos 



 











Justo Gallego no interior de sua Catedral. Imagem © AP Images  





















© AP Images





















© S. Marino 
















© Richard Morley

Nenhum comentário:

Postar um comentário