domingo, 13 de abril de 2014

Norman Foster e Frank Gehry revelam detalhes da terceira etapa da revitalização de usina desativada em Londres

Área de pouco mais de 16 hectares terá torres residenciais, hotel, centro de convivência, restaurantes, hospital, entre outros equipamentos

Rodrigo Louzas, do Portal PINIweb

O escritório britânico Foster+ Partners, de Norman Foster, e o canadense Gehry Partners, de Frank Gehry, divulgaram nesta terça-feira (8) as imagens das suas propostas para a terceira etapa da revitalização da Battersea Power Station, uma usina de energia elétrica desativada em Battersea, no sudoeste de Londres. As intervenções serão executadas em uma área de pouco mais de 16 hectares.
Apelidada de “Local Próspero”, a proposta de Gehry distribui pelo local cinco edifícios com fachadas e formatos distintos, mantendo uma linguagem arquitetônica contemporânea. O projeto ainda contará com um espaço de convivência no centro da área.
De acordo com Frank Gehry, “desde o início o objetivo da proposta foi criar um bairro totalmente interligado a área histórica da cidade de Londres e ao mesmo tempo um local que tem sua própria identidade e integridade. Nós tentamos criar ambientes humanistas que farão a população se sentir bem”, afirma. Este é o primeiro projeto do arquiteto para Londres.
No lado oeste do grande terreno, a proposta do Foster+ Partners, por sua vez, pretende criar uma torre residencial com 103 apartamentos, além de 1.300 casas com diferentes tamanhos e estilos em ambos os lados da avenida. Além disso, o projeto contempla a construção de um hotel de 160 quartos, 350 mil m² de espaços comerciais, um hospital, restaurantes e algumas implantações destinadas ao lazer da população.
Com 250 m de comprimento, o terraço da torre residencial, chamada de "The Skyline”, terá um dos maiores jardins de terraço da cidade. Em sinergia com a proposta de Gehry, a estrutura será sinuosa.
A primeira fase da restauração do empreendimento, assinada por Rafael Viñoly, vai construir 3.400 casas, bem como escritórios, lojas, restaurantes, bares, cafés, hotéis, equipamentos comunitários e de lazer em uma área de 18 hectares. As obras desta etapa foram iniciadas em julho do ano passado. Já as intervenções da segunda parte, que visa a restauração da usina, será iniciada em breve.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/urbanismo/norman-foster-e-frank-gehry-revelam-detalhes-da-terceira-etapa-310641-1.aspx 







Nenhum comentário:

Postar um comentário