terça-feira, 15 de abril de 2014

Restauro de Paranapiacaba começa no segundo semestre

Por: Redação  (cidades@abcdmaior.com.br)
Recursos federais serão utilizados na restauração de todas as casas de madeira da vila ferroviária.
O restauro da Vila de Paranapiacaba, em Santo André, terá início no segundo semestre deste ano.
Dos 44 municípios contemplados pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Cidades Históricas, a Vila receberá o maior número de intervenções: R$ 42,4 milhões do governo federal que serão empregados quase integralmente no restauro de 100% das casas de madeira da vila.
Ao todo, serão 250 intervenções, o que requer uma formulação de projeto mais detalhada, como lembra o secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, Ricardo Di Giorgio.
A liberação da verba do PAC Cidades Históricas foi feita pela presidente Dilma Rousseff em 21 de agosto de 2013. “A recuperação de Paranapiacaba é uma das prioridades de nosso governo. Se nos últimos quatro anos a Vila ficou esquecida, nossa Administração, com o apoio da União, vai colocá-la em destaque nos cenários considerados patrimônio histórico nacional”, afirmou o prefeito Carlos Grana na cerimônia de anúncio da liberação de verbas.  
Além dos R$ 42,4 milhões, a Vila conquistou outros recursos do PAC para melhorias em mobilidade urbana e habitação. 
Para a restauração, foram aprovadas as recuperações de imóveis representativos do modo de vida inglês e do patrimônio ferroviário. A Vila, a 50 quilômetros da Capital, surgiu a partir de 1860, com o acampamento dos trabalhadores da construção da primeira ferrovia do Estado de São Paulo, que ligaria o porto de Santos ao Planalto. A ferrovia entrou em funcionamento em 1867, impulsionando o transporte de café, até então transportado em lombo de burros, numa viagem que demorava dias.
Localizada no território de Santo André, a Vila foi adquirida pela Prefeitura em 2002, que desde então responde pelo cuidado ao patrimônio histórico e ambiental. 



 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário