segunda-feira, 21 de abril de 2014

XII Encontro Estadual de História da Anpuh - RS

Tema do evento

História, Verdade e Ética

Em 2014, em sua décima segunda edição, o Encontro Estadual da ANPUH-RS será realizado nas dependências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), tendo como tema inspirador “História, verdade e ética”.

A pertinência de refletirmos a respeito das relações entre conhecimento histórico, verdade e ética pode ser considerada, na perspectiva que se delineia para esse encontro científico, a partir de duas óticas, ambas particularmente importantes e merecedoras da nossa atenção. Uma mais relacionada a questões do universo político, econômico, social e cultural em que estamos imersos. Outra, mergulha em nossa própria prática, no fazer historiográfico, nos modelos de ciência que herdamos e os que criamos impulsionados pelos desafios dessa contemporaneidade. Ambas perspectivas são caudatárias do nosso presente, deste mundo em profunda mudança.

A sofisticação que os instrumentos da revolução tecnológica colocaram a nosso dispor não parecem fazer nenhuma distinção: engano, erro, acerto, mentira, falsidade ou verdade circulam em alta velocidade. Como enfrentar a rapidez, a velocidade, a fragmentação das informações, a dispersão de interesses, a indigência cultural, tudo a dificultar enormemente a discussão e o consenso, indispensáveis a uma cultura democrática e na admissão da verdade como uma construção? Neste meio, relações com o presente e com o passado são profundamente afetadas. Violações da ética vêm sendo toleradas no mundo da política, comprometendo o horizonte e os ideais de transparência e justiça, princípios consensualmente requeridos e exigência que deveria ser constante em uma sociedade que se pretende plural e democrática. É preciso refletir sobre o que significa a relação aberta com o passado em uma sociedade em que o controle e a censura também ganharam novas facetas e intensidades, como veremos nas discussões promovidas ao longo do Encontro. Indivíduos e instituições estão mais vulneráveis diante do avanço inexorável da técnica a comandar a ciência e a introduzir novas questões acerca da cientificidade e da racionalidade científica. São tempos de desafios e novas experiências, que os historiadores também estão enfrentando em seu cotidiano de pesquisa e em seus diálogos acadêmicos.

Há décadas estamos lidando com o desafio da superação de uma visão cientificista e objetivista da verdade, isto é, do critério de verdade como correspondência e representação do real. Uma concepção que foi largamente difundida entre os historiadores, fazendo-se ainda presente na historiografia mais antiga. O debate a respeito dos princípios epistêmicos da historiografia levou a avanços na perspectiva de um representacionismo crítico, ou mesmo a perspectivas mais radicais. Perspectivas essas que foram sendo visualizadas a partir dos debates envolvendo a natureza narrativa da história. O campo fértil das inovações vem sendo explorado pelos historiadores e muitos são os impactos, sobremodo na prática da pesquisa histórica, revolucionando, entre outros procedimentos, nossa relação com os arquivos e fontes documentais. Tal esforço e seus resultados, no sentido de trabalharmos de modo diferenciado com a informação, ainda é pouco debatido. Tratam-se de mudanças na prática da investigação, incluindo a construção e apresentação dos resultados da pesquisa.

O evento abre espaço para ouvirmos as interpretações e posições dos historiadores, bem como de colegas de áreas afins, sobre temas importantes da história recente que tem impactado a sociedade e, em particular, o meio acadêmico, ao mesmo tempo em que instiga e potencializa o foco na prática, em nossa experiência de pensar, ensinar e pesquisar história.  

Prof.ª Dr.ª Marluza Marques Harres
Presidenta da ANPUH-RS

Apresentação

A Associação Nacional de História – Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) tem a satisfação de convidar a comunidade de pesquisadores para o XII Encontro Estadual de História, evento que ocorrerá de 11 a 14 de agosto de 2014 nas dependências da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, Brasil. O Encontro Estadual de História deste ano versará sobre o tema História, Verdade e Ética e celebrará os 35 anos de atividades da ANPUH-RS.

Esta é a principal das diversas atividades científicas organizadas pela ANPUH-RS, sendo realizado bianualmente, nos anos pares, contando com um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social.

Cronograma

1.º/12/2013
Entrada em funcionamento da página web do evento.

18/12/2013 a 10/03/2014
Período para proposição de simpósios temáticos e minicursos via página do evento.

10 a 15/03/2014
Análise a aprovação das propostas pela Comissão Organizadora.

17/03/2014
Divulgação dos simpósios temáticos e minicursos aprovados. Abertura de inscrições para participação nos simpósios, minicursos, pôsteres de iniciação científica e ouvintes.

25/05/2014
Prazo final para inscrição de trabalhos nos simpósios e painéis de iniciação científica via página do evento.

26/05 a 14/06/2014
Avaliação dos resumos pelos coordenadores e organização dos simpósios e envio das cartas de aceite aos proponentes aprovados nos Simpósios e pôsteres de Iniciação Científica.

15/07/2014
Prazo final para a entrega dos textos completos para publicação nos anais eletrônicos. Os Anais serão publicados após o evento e somente com textos apresentados nos Simpósios Temáticos.

15/07/2014
Prazo final para inscrição nos minicursos e para inscrição de ouvintes. A partir desta data, inscrições somente no local, sujeito à disponibilidade de vagas.

11 a 14/08/2014
XII Encontro Estadual de História – História, Verdade e Ética.

30/11/2014
Publicação dos textos completos nos anais eletrônicos.

Mais detalhes no site do Evento: http://www.eeh2014.anpuh-rs.org.br/site/capa




Nenhum comentário:

Postar um comentário