domingo, 6 de abril de 2014

Engenho mais próximo

Projeto recebe verba para restaurar ruína do século XVI em Santos

4/4/2014 

As Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos, construção da cidade de Santos que data do século XVI, vai receber R$ 3,5 milhões para um projeto de restauração. A verba do BNDES também será destinada para o mapeamento de sítios históricos e arqueológicos em cinco municípios da Baixada Santista.
O ponto principal da reforma é a construção de plataformas, passarelas, torres de observação e um sistema de projeção audiovisual, que vão permitir a fruição do sítio, sem causar danos às ruínas. Segundo informações da Universidade de São Paulo, o São Jorge dos Erasmos foi um dos primeiros engenhos de açúcar construídos no país e o único exemplar arquitetônico do século XVI na modalidade que ainda preserva autenticidade.
O mapeamento, uma parceria do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional) com a USP, será realizado em Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Bertioga. A intenção é encontrar sítios como o de São Jorge dos Erasmos.
O sítio fica na Rua Alan Cíber Pinto 96, Vila São Jorge, Zona Noroeste de Santos, próximo à divisa com São Vicente. Saiba mais sobre a história do engenho aqui.

Fonte: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/nota/reengenharia 


















Vista das ruínas [Foto: divulgação]















Projeto da passarela [Foto: divulgação]

Nenhum comentário:

Postar um comentário