sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jardim Público se torna oficialmente patrimônio histórico em Rio Claro, SP

O Jardim Público de Rio Claro (SP) se tornou oficialmente patrimônio histórico do Estado de São Paulo. O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat) confirmou no início de agosto o tombamento do local que reúne esculturas, natureza e muita história. A partir de agora será proibida qualquer mudança que altere as características do jardim.
O espaço fica no Centro da cidade em meio a mais de 100 espécies de árvores e esculturas como o Anjo da concórdia, o Índio e a Ana caçadora. O ambiente também é palco de atrações culturais. “Havia vários encontros aos domingos de manhã, com pintores, escultores e poetas, então era muito pulsante essa praça. Hoje ainda tem algumas apresentações teatrais e performances. É um espaço muito significativo para Rio Claro, por isso a importância do tombamento”, explicou o escritor Jaime Leitão.
“A história do jardim se confunde com a história de Rio Claro, que foi fundada em 1827 e, por volta de 1850, o então barão de Grão-Mogol sentiu a necessidade da construção do Jardim Público”, afirmou o ecólogo Tadeu Ferreira.
Para o aposentado Plácido Puga, a infância foi em meio à natureza. Quando era criança costumava ir brincar no Jardim Público quase todos os dias. “Na época tinha balança, gangorra e tudo pra turma brincar. Eu nasci em Itirapina me mudei pra cá na Rua 4, em 1936. Saia da minha casa pra brincar na balança”, relembrou.
Na adolescência as brincadeiras deram espaço para as paqueras e eram nos bancos do parque que ele arrumava namorada. Hoje aos 85 anos a rotina não mudou muito, o aposentado ainda gosta de ficar no local entre as plantas para descontrair com os amigos. “É um lugar que tem bastante história”, disse Puga.
Centenas de pessoas circulam no local diariamente entre elas a cuidadora de idosos Verli Marques Vidal que aos sábados e domingos aprecia a natureza. “Eu moro aqui desde os 7 anos, é minha cidade e é muito bonita”, contou.









Jardim Público de Rio Claro reúne natureza, esculturas e histórias (Foto: Felipe Lazzaroto / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário