sábado, 9 de junho de 2012

Santo Ângelo/RS – Tombamento Provisório do Sítio Histórico Arqueológico da Antiga Redução Jesuítica de Santo Ângelo Custódio

Convidada por cidadãos e cidadãs, a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico, esteve em Santo Ângelo nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro deste ano. Além de visitas e reuniões com membros da sociedade e do Conselho Municipal do Patrimônio Artístico e Histórico, Secretário da Cultura e com o Sr. Prefeito Municipal Eduardo Loureiro, foi ainda possível discutir com a sociedade santo-angelense a situação atual do Patrimônio Histórico e Arqueológico, a legislação de proteção e a apropriação pela população com relação ao seu Patrimônio.
Ficou evidente a falta de uma legislação municipal que pudesse proteger o Patrimônio Cultural Edificado e o Arqueológico que representam o registro vivo do desenvolvimento econômico, urbano, social e cultural da cidade.
Como resultado da visita ao prefeito ficou definida a aceleração do processo de inventariação do patrimônio. Na verdade um trabalho já realizado pela URI e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.
Recentes notícias de danos ao inestimável patrimônio arqueológico e urbano de Santo Ângelo levou a Defender, juntamente com a Sociedade, a coletar assinaturas para proteger o Sítio Histórico de Santo Ângelo Custódio.
Os Delegados Regionais de Santo Ângelo, Juliani Borchardt e Amilcar Guidolim Vitor, com a importante colaboração de Darlan De Marchi ofereceram a sociedade de Santo Ângelo um abaixo-assinado eletrônico (http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N24905) onde é argumentada a necessidade de proteção desse sítio arqueológico.
Com 225 assinaturas foi encaminhado pela Defender, ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – PHAE, em acordo com o Artigo nº 216, da Constituição Federal o pedido de Tombamento do Sítio Histórico.

Documento para download:
















Da esquerda para a direita, Telmo Padilha Cesar (presidente da Defender), Darlan De Marchi, Eduardo Hahn (diretor do IPHAE) e Juliani Borchardt (delegada regional da Defender em Santo Ângelo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário