Por Gazeta de São João del-Rei em 30/05/2014
Dois anos já se foram desde uma publicação da Gazeta
denunciando o sucateamento de trens em São João del-Rei, mas até o
momento o Complexo Ferroviário do município continua danificado. Com
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em greve e
promessas de investimento pelo PAC Cidades Históricas que estão apenas
no papel, a situação parece estar distante de uma solução.
No entanto, como afirmou o prefeito Helvécio Reis (PT) em entrevista à
Gazeta no início deste mês, existem prazos que precisam ser cumpridos.
“Até 30 de junho, de acordo com solicitações do Iphan, precisamos ter
tudo resolvido para as obras começarem”, disse.
A reforma do Complexo Ferroviário é uma das restaurações patrimoniais
prometidas ao município pelo PAC Cidades Históricas, anunciado pelo
governo petista cinco vezes em quatro anos. De acordo com o membro do
Conselho Municipal do Patrimônio e Secretário de Cultura, Turismo,
Esporte e Lazer, Pedro Leão, o complexo irá receber R$24 milhões do
programa. No entanto, as obras não são de responsabilidade da pasta.
“O Patrimônio realmente está sucateado. Mas na divisão do PAC, a
ferrovia ficou sob responsabilidade do Iphan. Já existem técnicos do
instituto que estão fazendo análises e estudos de restauração de alguns
elementos. A previsão e de que as obras se iniciem ainda neste ano”,
afirmou Leão.
No entanto, em greve, representantes do Iphan, que também ficou
responsável pelo restauro de seis igrejas históricas, não foram
encontrados pela reportagem para se manifestarem sobre o assunto. Outras
obras, que serão realizadas pela Prefeitura através da Secretaria de
Cultura, remetem a intervenções em dez pontos turísticos no município,
mas também não foram iniciadas até o fechamento desta edição.
FCA
A assessoria de imprensa da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) afirmou que, embora a empresa faça parte do Comitê, a coordenação do repasse do PAC é de responsabilidade do Iphan.
A assessoria de imprensa da Ferrovia Centro Atlântica (FCA) afirmou que, embora a empresa faça parte do Comitê, a coordenação do repasse do PAC é de responsabilidade do Iphan.
Já as iniciativas que deveriam ser tomadas pela Centro Atlântica já
foram executadas. Nas realizações foram gastos pouco mais de R$7
milhões. “As obras aconteceram de 2011 até 2014 e foram realizadas pela
responsabilidade que a FCA tem de conservar um imóvel, que é patrimônio
da União. O que fizemos foi apenas adequações na estrutura. Reformamos
Rotunda, telhados e o museu, além de catalogarmos peças”, contou.
Gazeta denunciou abandono dos trens em agosto de 2012. De lá para cá quase nada mudou e solução para o problema depende do PAC Cidades Históricas – Foto: Arquivo Gazeta
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