quinta-feira, 12 de junho de 2014

Arquiteta e urbanista Alejandra Maria Devecchi lança livro sobre a reabilitação de edifícios antigos em SP

  • A arquiteta e urbanista Alejandra Maria Devecchi recebeu amigos e convidados para a noite de lançamento do seu livro “Reformar não é construir: A reabilitação de edifícios verticais – novas formas de morar em São Paulo no século XXI”, uma compilação de estudos e ideias que resgata a habitação na área central da capital paulista. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira, dia 09 de junho, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (SP).

    Com sólida experiência na gestão e desenvolvimento de projetos de planejamento urbano ambiental, a autora apresenta na obra uma catalogação de prédios abandonados e as suas possibilidades de reforma. “O livro identifica as plantas, na sua maior parte, e conclui que todos variam em relação a três tipos: o tipo H, esquina e meio H. A maioria dos edifícios são escritórios antigos e a indicação é adaptá-los para a habitação”, disse Alejandra.

    O livro traz um inventário de edificações construídas até 1945, nos bairros da Sé e República, e pesquisas sobre intervenções pelo mundo. Segundo a arquiteta, “esse problema de mobilidade poderia ser minimizado mediante implementação de uma política de reabilitação do centro, que regrasse de maneira mais adequada a destinação de imóveis atualmente ocupados por atividades comerciais e que visasse ao incremento do número de residentes da região, hoje inferior ao de centros urbanos semelhantes na Europa, Japão e Estados Unidos”.

    Indicada para arquitetos, engenheiros, gestores públicos e empresários da construção civil, a obra de 340 páginas – publicada pela Editora Senac São Paulo – está disponível nas livrarias por R$ 64,90.


Nenhum comentário:

Postar um comentário