terça-feira, 17 de junho de 2014

Centro histórico revela sinais de abandono em Petrolina, PE

'Petrolina Antiga' tem casas com vidros quebrados e paredes pichadas.
Petrolinenses cobram o reconhecimento da área como patrimônio histórico.


Juliane Peixinho
Do G1 Petrolina
Em Petrolina, no Sertão pernambucano, o centro histórico da cidade, conhecido como 'Petrolina Antiga', encontra-se em estado de abandono. No local, onde já funcionaram diversos bares e restaurantes, o que restou foi uma estrutura inativa com paredes pichadas, vidros quebrados e outros sinais de depredação. No bairro também existem edificações do século XX, com influência de expressões arquitetônicas eruditas.

A gari Edilúcia de Araújo Gomes, passa pelas ruas da parte antiga da cidade constantemente para fazer o trabalho de limpeza das ruas. Ela conta que o local está em péssimo estado de conservação. “Aqui é um patrimônio da cidade, Petrolina Antiga, mas que deixa muito a desejar. Poderia estar em melhor estado. Deveriam fazer uma nova estrutura. A gente passa e fica triste em ver como ficou isso aqui”, argumenta.
Edilúcia ressalta que a área deveria ser restaurada e reconhecida como ponto turístico e histórico. “Essas casas devem ser preservadas para receber turistas. Quem vem de fora gosta de conhecer lugares históricos. Aqui em Petrolina, os patrimônios já são poucos e muitos estão assim, bastante depredados”, revela.
O vendedor, José Irlan Martins, cobra uma solução pública para a conservação do espaço. “Eu acho que o poder público municipal devia cuidar mais da parte histórica do município que está se acabando, tanto aqui quando os monumentos da cidade, como o Padre Cícero que já foi quebrado e alvo de vandalismo várias vezes”, ressalta.
Como solução, José Irlan aponta que deveriam investir na revitalização da Petrolina Antiga. “Deveriam restaurar toda essa área, colocar mais iluminação pública. Eu passo aqui à noite e não tem movimento e apenas muita escuridão”, garante.
A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana informou, através de nota, que realiza rotineiramente a manutenção da área da Petrolina Antiga. No entanto, no momento, não há previsão de realização de obras para revitalização.












Estrutura do Centro Histórico de Petrolina com pichações (Foto: Juliane Peixinho/G1)
















Paredes estão danificadas (Foto: Juliane Peixinho/G1)
















Rua do Centro Histórico (Foto: Juliane Peixinho/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário