quinta-feira, 10 de julho de 2014

Cam Framis Museum / BAAS

O novo museu da Fundación Vila Casas está localizado no Distrito 22@, uma área onde a Prefeitura de Barcelona promoveu a total remodelação de uma zona desativada de fábricas e indústrias pesadas através da substituição das instalações ocupadas por indústrias de serviço de luz. Agora, o local é principalmente uma área de arranha-céus, densamente ocupada por serviços de habitação e indústrias de alta tecnologia.
Com “Can Framis”, buscamos trabalhar com contrastes através do jardim ao redor que proporciona um espaço tranquilo e de respiro distante da agitação da velocidade e do tempo. O jardim quase totalmente pavimentado terá diversas árvores e caminhos sinuosos, enriquecendo o manto de hera que cobre os arredores e que, no futuro, envolverá o edifício e as árvores.
As duas construções a serem preservadas possuem baixo valor arquitetônico e estão atualmente abandonadas. O interesse maior está no contraste da localização das construções com base em antigos desenhos agrícolas anteriores à implementação do plano de Cerdà, a um nível de 1,5m abaixo da via atual.
O projeto consiste na reestruturação dos dois edifícios fabris e na construção de um novo bloco que os conectará, coincidindo com o local de outro antigo galpão que, como um todo, formará um pátio pavimentado com as pedras da antiga fábrica, onde estará a entrada principal ao museu.
s visitantes começarão seu passeio do nível mais alto e, conforme continuam, descerão por áreas pouco iluminadas até que se encontre com um ambiente mais claro que será o espaço de exposição das obras. A madeira é abundantemente aplicada em caixilhos, caixas de escada e entre os edifícios, bem como nos suportes das pinturas, em referência ao material das molduras dos quadros. 
Externamente, a argamassa de cal, que se mistura com a pedra trabalhada existente, se confunde com o concreto aparente dos novos edifícios. A fachada se torna, então, uma colagem de texturas, nichos e revestimentos que refletem as diferentes fases da construção pelo tempo.
Fonte: Marina Souza. "Cam Framis Museum / BAAS" 15 May 2013. ArchDaily. Accessed 10 Jul 2014.
 













 













 











   











© FG + SG – Fernando Guerra, Sérgio Guerra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário