segunda-feira, 14 de julho de 2014

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em Goiás, vai ser reinaugurada

No próximo dia 19 de julho a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França (GO) vai ser reinaugurada. A obra teve início em 2012, em uma iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). As intervenções foram na restauração arquitetônica e nos bens móveis e integrados, além da drenagem do envoltório, com monitoramento arqueológico.
 A entrega da obra será celebrada com a realização de uma missa. O evento vai contar com diversas atrações, entre elas, a corporação musical 13 de maio, a apresentação do Coral Vozes e da musicista Andrea Luísa Teixeira. O Coral Vozes existe desde 2002, e é formado por pessoas da comunidade de Corumbá de Goiás.  A artista goiana, Andrea Luísa, é uma expoente internacional da música brasileira, com trabalhos divulgados em diversos países. 
A corporação musical 13 de maio da aulas de música e ajuda a formar novos talentos, é uma entidade sem fins lucrativos, e possui uma média de cinquenta integrantes efetivos, todos voluntários, das diversas classes sociais, com idades que variam de 12 a 82 anos.
 A igreja
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha de França, em Corumbá de Goiás, se destaca na paisagem da cidade. Conserva em seu interior um acervo formado, nos últimos séculos, por valorosos bens móveis e integrados, como os altares, o forro, pratarias, as imagens e quadros sacros.
O templo remete a um passado glorioso e retrata um estilo simples, porém rico em detalhes, da arquitetura vernacular. É uma edificação que seguiu o sistema construtivo dos primeiros anos da colonização do Centro Oeste brasileiro, como a estrutura em gaiola de madeira, as espessas paredes em adobe, pedra e taipa de pilão, e as amplas portas e janelas de madeira.
Em 2004 o Conjunto Arquitetônico de Corumbá de Goiás foi tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.
História
O povoado de Nossa Senhora da Penha de França do Corumbá, atual cidade de Corumbá de Goiás, teve início no dia 8 de Setembro de 1730. Foi fundado pelo sertanista paulista Diogo Pires Moreira. No mesmo ano foi construída uma capela à margem esquerda do rio. O surgimento do povoado aconteceu por causa da descoberta de ouro nas águas do rio Corumbá.
Em 1733, um ataque dos índios Caiapó fez com que o povoado e a capela fossem transferidos para a margem direita do rio, onde em 1750 foi iniciada a construção da atual Igreja de Nossa Senhora da Penha de França. Em 1755, Antônio José de Campos, minerador no arraial, doou para a Matriz uma imagem barroca em tamanho natural, de origem portuguesa, da padroeira do lugar, Nossa Senhora da Penha de França, que trouxe de Portugal.
Em 1756, a imagem, , caiu e quebrou durante uma procissão. No ano seguinte, uma moradora do povoado, Petronilha Leite, deu uma imagem menor da Santa. Desde então,  é conduzida em procissão a cada 8 de setembro. Em 1840, a capela de Nossa Senhora da Penha de França de Corumbá foi elevada à igreja matriz da nova freguesia do mesmo nome.
Nossa Senhora da Penha de França, conforme a devoção católica é um dos nomes que recebe Maria, mãe de Jesus. A crença em torno da Santa teve início quando um monge francês chamado Simão sonhou com uma imagem de Nossa Senhora que estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso. Após dias procurando, Simão encontrou a imagem na serra conhecida como Penha de França localizada no norte da Espanha. Todos os anos, de 30 de agosto a 8 de setembro, a cidade de Corumbá de Goiás comemora, com novena, missas e procissões em louvor à Padroeira. É nela que ocorrem as Cavalhadas, tradição ibérica que representa as lutas entre mouros e cristãos nos tempos de Carlos Magno, atraindo numerosa plateia nos três dias de apresentação.

Serviço:
Reinauguração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Matriz Nossa Senhora da Penha de França
Data: 19 de julho de 2014
Horário: 09h30min
Local: Igreja Matriz Nossa Senhora da Matriz Nossa Senhora da Penha de França, Corumbá de Goiás - GO


Nenhum comentário:

Postar um comentário