segunda-feira, 21 de julho de 2014

Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero

Arquitetos: Ignacio Vila AlmazánAlejandro Vírseda AizpúnJosé Ignacio Carnicero
Localização: 19441 Riba de Saelices, Guadalajara, Espanha
Área: 145.0 m²
Ano Do Projeto: 2007
Fotografias: Montse Zamorano
Colaboradores: Fernando Arenas Prieto, Inés Delgado.
Engenheiro: Manuel Iglesias Velasco.
Construtora: SOPSA S.A.
Cliente: Ministério da Cultura (I.P.H.E.).
Orçamento: 154.875,00 Euros

O projeto consiste no restauro de uma torre árabe do século IX localizada em uma colina na província de Guadalajara. A silhueta externa foi reconstruída buscando-se recuperar a imagem original (descrita em diversos textos de história), de acordo com as normas para este tipo de intervenção. Para isso, utilizou-se pedras retiradas la colina, posteriormente lapidadas segundo as rochas da construção. 
O novo uso público do mirante obriga a construção de uma passarela de acesso externa e alguns elementos verticais de comunicação, instalados no interior e que direcionam os visitantes até o nível mais elevado. Do topo da torre, desfruta-se de privilegiadas vistas para o vale do rio Saelices.
O projeto destes novos elementos é condicionado por duas premissas fundamentais. A primeira é determinada pelo contexto, já a localização particular da torre dificulta o acesso a pé e, consequentemente, o transporte de materiais para a construção. A segunda é de caráter ideológico; toda arquitetura projetada e construída deve ser testemunha e registro do pensamento e dos meios de seu tempo, de nenhum modo ela deve involuir e reproduzir um passado superado e transcendido. 
Portanto, contrariamente à estratégia utilizada na envoltória, a nova arquitetura é projetada em um material leve, de caráter efêmero, e como resultado de novos avanços técnicos realizados pela indústria do alumínio: uma liga de magnésio e alumínio que melhora as propriedades de resistência e leveza do material.
Com o objetivo de reduzir a quantidade de material utilizado, recorre-se, quando possível, a sistemas construtivos em que predominem os esforços de tração. Assim, a espessura dos elementos, em geral, não ultrapassa 20 mm.
Não apenas a materialidade e a construção, mas também as sensações opostas (instabilidade / estabilidade) que sentirão os visitantes, contribuirão para enfatizar a diferença entre as duas épocas tão distantes e distintas presentes no projeto.

Fonte:"Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero" [Rehabilitación de Torre Árabe en Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero] 17 May 2014. ArchDaily. Accessed 21 Jul 2014.

http://www.archdaily.com.br/br/602111/restauro-da-torre-arabe-em-riba-de-saelices-ignacio-vila-almazan-mais-alejandro-virseda-aizpun-mais-jose-ignacio-carnicero

Imagens: © Montse Zamorano



















Nenhum comentário:

Postar um comentário