terça-feira, 25 de setembro de 2012

Exposição apresenta histórico do território goiano

O que é um Sítio Arqueológico? O que fazer quando encontrar um sítio? Quem estuda os sítios arqueológicos? Porque é importante preservar e estudar esses sítios? Como viviam os primeiros habitantes do planalto central? Como surgiu a agricultura? Quais plantas serviam de alimento aos primeiros agricultores de Goiás? Como foi a ocupação de Goiás depois da descoberta do ouro?
Essas são algumas questões que serão respondidas na exposição itinerante Patrimônio arqueológico: 50 anos de proteção, 11.000 anos de ocupação do território goiano, organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Goiás (IPHAN-GO), que começa no dia 25 de setembro na Assembleia Legislativa de Goiás. Fruto da comemoração dos 50 anos da Lei de Proteção do Patrimônio Arqueológico Brasileiro (Lei 3924/61), a exposição conta com painéis fotográficos autoexplicativos, módulos expositores e peças arqueológicas vindas de sítios pesquisados no estado de Goiás. Folders e catálogos com informações claras e didáticas também serão distribuídos. Os visitantes poderão compreender em que período histórico começou o processo de ocupação do estado de Goiás, conhecer os sítios arqueológicos mais antigos da região, entender o que é arqueologia e o que fazem os arqueólogos, além de saber como o IPHAN trabalha na proteção desse patrimônio.
Haverá também uma linha do tempo contando fatos importantes da história da humanidade há 3,2 milhões de anos. Vale lembrar que o patrimônio arqueológico de Goiás possui importância científica mundial, embora seja pouco conhecido pela população. Pensando nisto, a exposição será montada em locais que já fazem parte do cotidiano da cidade e são de grande circulação, como feiras, shoppings e terminais rodoviários, para promover a aproximação do público com o tema.
Após exposição Assembleia Legislativa de Goiás, a mostra segue para a Feira do Cerrado, Portal Shopping, Buriti Shopping, Rodoviária e alguns municípios do interior do estado.

Mais informações Superintendência do IPHAN-GO
(62) 3224-6402/3224-1310
hellen.carvalho@iphan.gov.br
francilene.rocha@iphan.gov.br

Fonte: http://portal.iphan.gov.br/portal/montarDetalheConteudo.do?id=16874&sigla=Noticia&retorno=detalheNoticia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário