terça-feira, 11 de setembro de 2012

Por dentro da Estação da Luz

Dedicado à valorização e difusão do nosso idioma, o Museu da Língua Portuguesa (SP) também oferece uma boa oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da cidade de São Paulo.  Durante os finais de semana e feriados, a instituição organiza visitas monitoradas, com duração média de 50 minutos, através das instalações da Estação Ferroivária da Luz (em cujo prédio está instalado o próprio Museu). As visitas percorrem pontos históricos e arquitetônicos da Estação, contando um pouco da história do prédio, da ferrovia Santos-Jundiaí e de seu impacto para a economia e sociedade brasileiras.

Originalmente erguida em 1867, a Estação da Luz foi, nos primeiros anos do século 20, a mais importante porta de entrada da capital paulista, concentrando também a produção de café que era exportada pelo porto de Santos.

Exemplar típico da arquitetura eclética da segunda metade do século 19, o prédio foi um dos pontos de referência do processo de urbanização da cidade; o relógio de sua torre era usado por muita gente como parâmetro de hora certa. A Estação da Luz mantém-se hoje como a segunda mais movimentada da rede metro-ferroviária de São Paulo.

VISITAS MONITORADAS À ESTAÇÃO DA LUZ. ONDE: Museu da Língua Portuguesa, Praça da Luz, s/nº, Centro, São Paulo.  QUANDO: Sábados, domingos e feriados, às 12h e 14h. QUANTO: Grátis. CONTATO: (11) 3326-0775. SITE: www.museulp.org.br

Fonte: http://www2.uol.com.br/historiaviva/noticias/por_dentro_da_estacao_da_luz.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário