quarta-feira, 4 de julho de 2012

IPHAN promove inventário do Centro Histórico de Manaus

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Amazonas (IPHAN-AM) está fazendo o inventário dos imóveis situados na área tombada no Centro Histórico de Manaus. São cerca de 200 bens de grande valor histórico, cultural, arquitetônico e ambiental. O processo é feito pelo preenchimento de duas fichas cadastrais. A primeira coleta dados como identificação, localização e caracterização referentes a todos os bens de natureza material. Jà a segunda ficha serve como aprimoramento dos bens arquitetônicos cadastrados, considerando elementos externos, como a morfologia e tipologia das edificações.
Essa iniciativa tem como finalidade identificar e quantificar os imóveis dentro das poligonais de entorno do Centro Histórico de Manaus, tombado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural em janeiro deste ano. Ao termino do inventário, terá início a normatização. A partir do levantamento prévio, serão propostas novas diretrizes aos interessados em fazer alguma intervenção nos imóveis, como a implantação de placas, pinturas e revestimentos. Tudo isso estará dentro de um padrão regulamentado pelo IPHAN. Serão realizados também seminários educativos para debater a respeito do centro histórico da capital amazonense.
Com essas ações, o IPHAN-AM espera que a população de Manaus fique mais envolvida com a preservação do Centro Histórico, uma área que representa um dos maiores testemunhos de uma fase econômica ímpar no Brasil: o período da borracha, época em que a exploração do látex proporcionou o incremento da industrialização em escala mundial. Em Manaus, está sob a proteção do IPHAN a área compreendida entre a orla do Rio Negro e o entorno do Teatro Amazonas que ainda mantém os aspectos simbólicos e densos de realizações artístico-construtivas. A preservação deste núcleo, que configura o coração urbano da cidade, garante a manutenção de seu patrimônio singular e integro, e inclui Manaus no rol das cidades históricas do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário