quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Caxias do Sul/RS – Livro sobre cultura italiana e restauro das casas centenárias

A restauração de duas casas centenárias de madeira em estilo colonial italiano, com influência internacional dos chalés, edificadas em 1904 e 1908 na comunidade de Galópolis (em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha) e pertencentes ao imigrante italiano Hércules Galló, é o embrião de um centro cultural e também tema de um livro, lançado recentemente.
Com o título Galópolis e os italianos: patrimônio histórico preservado a serviço da cultura, a publicação tem como autor e editor o jornalista porto-alegrense Ricardo Bueno, da Alma da Palavra, e conta com o apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura. A obra é uma realização da Quattro Projetos para o Instituto Hércules Galló, presidido por José Galló, diretor-presidente das Lojas Renner e neto de Hércules Galló. O Instituto foi criado em 2011 com a missão de gerir o futuro centro cultural e turístico que está sendo idealizado para a comunidade de Galópolis, com forte presença e influência da imigração italiana.
Todo o processo de intervenção dos dois imóveis, herdados por José Galló e tombados pelo Patrimônio Histórico do Município de Caxias do Sul em 1º de julho de 2010, é cuidadosamente retratado na publicação, que também faz um apanhado da história da imigração italiana com suas tradições que se mantêm vivas e pulsantes no vilarejo até os dias de hoje.
Com 144 páginas, o livro é dividido em três partes. A chegada dos imigrantes, o surgimento da vila, a construção das primeiras casas, a economia local e os personagens que tiveram papel relevante nessa história são resgatados na primeira parte. A segunda parte é dedicada ao estilo e à influência arquitetônica da região e das casas restauradas, acompanhando de perto desde a história dos moradores que ocuparam os imóveis até o momento do tombamento e a idealização do centro cultural que, futuramente, deve abrigar um memorial e um museu com a história da indústria têxtil de Galópolis e da região, que têm seu desenvolvimento profundamente ligado a esse setor. O livro pode ser adquirido em www.galopoliseositalianos.com.br

Fonte: http://www.defender.org.br/caxias-do-sulrs-livro-sobre-cultura-italiana-e-restauro-das-casas-centenarias/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário