terça-feira, 23 de outubro de 2012

Rio Pardo/RS – Museu fecha as portas aos visitantes

Mais um prédio histórico de Rio Pardo está com as portas fechadas para visitação. As condições precárias do sobrado mais antigo do município – conhecido como Solar Almirante Alexandrino – fizeram com que o Museu Histórico Municipal Barão de Santo Ângelo tivesse de suspender a entrada de visitantes. A situação se estende há duas semanas e se agravou com a chuva dos últimos dias. A tendência é que esta semana o espaço continue fechado para o público. Os funcionários fazem expediente interno.
Na tentativa de amenizar o problema com as goteiras, uma equipe da Prefeitura de Rio Pardo trabalha para executar reparos no piso e no forro do museu. Com a chuva de ontem, a coordenadora Aida Ferreira precisou levar baldes para as goteiras e material para proteção do acervo. Um dos locais mais atingidos pelas consequências da chuva é a senzala, que fica completamente úmida com as infiltrações. “O prédio está muito danificado. A gente conserta de um lado e aparece um problema de outro”, lamenta.
Aida acredita que a estrutura do museu atingiu tamanha precariedade porque não houve manutenção periódica. “O prédio tem mais de 200 anos. Sem a manutenção não há como resistir, pois não foi feito para durar a vida inteira”, justifica. Para complicar ainda mais, o imóvel está infestado de cupim e tomado por rachaduras. O museu precisa de restauro completo, mas de imediato é necessária a troca das telhas.
Como o sobrado é de propriedade da União, a Prefeitura tem dificuldades para inscrever projetos e buscar possíveis recursos para a restauração. A administração municipal também não pode efetuar obras que possam causar mudanças estruturais no prédio. Por Marília Gehrke

Fonte: http://www.defender.org.br/rio-pardors-museu-fecha-as-portas-aos-visitantes/















Falta de manutenção periódica contribuiu para a deterioração da estrutura bicentenária no Centro. Foto: Rodrigo Assmann

Um comentário:

  1. Para o tamanho da cidade, RP tem um patrimônio invejável...próxima viagem será lá e registrar o máximo possível.

    ResponderExcluir