sábado, 13 de outubro de 2012

IPHAN publica cartilha sobre o inventário do Centro Histórico de Itacoatiara

Com o objetivo de levar ao público as informações obtidas durante o período de realização do II Seminário de Educação Patrimonial no município de Itacoatiara, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Amazonas (IPHAN-AM) publicou uma cartilha informativa a respeito da finalidade do projeto e quais resultados foram alcançados. O Seminário foi realizado entre os dias 7 e 11 de maio de 2012 e teve como objetivo capacitar agentes de patrimônio para identificar e inventariar os imóveis de valor histórico da cidade, além de subsidiar ações futuras de tombamento e de salvaguarda.
Foram inventariados 70 bens edificados com a participação de agentes comunitários, entre eles artistas, gestores públicos e outras pessoas interessadas no tema do patrimônio cultural. Todos participaram de palestras sobre Patrimônio Cultural e instruções sobre o preenchimento das fichas do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão e puderam agir de maneira eficaz como agentes, contribuindo atentamente para a preservação do patrimônio cultural.
A cartilha será distribuída em diferentes órgãos públicos do Estado, como bibliotecas de escolas, por exemplo. A publicação expõe desde a programação do seminário até o processo de preparação dos agentes de patrimônio, a metodologia de cadastro dos bens materiais e a localização com ilustrações das edificações. Com a cartilha, o IPHAN-AM espera devolver aos cidadãos de Itacoatiara o resultado de um esforço coletivo, onde os agentes de patrimônio envolvidos foram os próprios moradores.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário