sábado, 20 de outubro de 2012

São José dos Pinhais/PR – Prefeitura digitaliza acervo histórico com 40 mil fotos

A Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais procura preservar o acervo histórico de imagens da cidade, digitalizando cerca de 40 mil fotos (20 mil da Secretaria de Comunicação e 20 mil do Museu Atílio Rocco de SJP). O objetivo de digitalizar imagens históricas é preservar a original, sem utilizá-las ou precisar folhear as fotos, e tornar a busca por esses materiais mais fácil e prática.
A historiadora Maria Angélica Marochi e a especialista em Museologia e Conservação, Josele Penteado, que fazem parte da comissão de acervo do Museu, destacam que a medida democratiza a o acesso à cultura da cidade. “Assim, preservamos as fotos originais, que fazem parte do nosso patrimônio histórico, e as digitalizadas ficam mais acessíveis para a comunidade interessada em conhecer essas imagens” relatou a historiadora Maria Angélica.  A empresa responsável, Sinax, levou cerca de 20 mil imagens históricas do Museu no dia 9 de agosto para começar o processo de digitalização. Imagens da Secretaria Municipal de Comunicação já estão disponíveis no acervo.
A preservação do verdadeiro patrimônio histórico de São José dos Pinhais é uma determinação do prefeito Ivan Rodrigues. Desde o início da atual gestão, em 2009, a Prefeitura já reformou e revitalizou a histórica caixa d’água da Praça Getúlio Vargas, iniciou as obras do antigo Centro de Vivência Senegaglia, primeira fábrica da cidade que se tornará um complexo cultural com um teatro para 102 pessoas, e já encerrou projeto de revitalização do prédio da Biblioteca Scharffenberg de Quadros, que passará a ser um centro de informações turísticas. A Prefeitura também criou anteprojeto de lei que dá incentivos fiscais a quem financiar reformas de imóveis históricos tombados por órgão federal, estadual ou municipal em São José dos Pinhais.

Fonte:  http://www.defender.org.br/sao-jose-dos-pinhaispr-prefeitura-digitaliza-acervo-historico-com-40-mil-fotos/















Imagens digitalizadas do acervo da Secretaria Municipal de Comunicação. Foto: PMSJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário