domingo, 23 de fevereiro de 2014

Reforma de prédio histórico orgulha moradores de Valença, RJ

“Aqui a cidade se expandiu, cresceu, foi criada a parte administrativa com o tempo, e isso faz com que a população se identifique com o prédio da catedral”. A frase do historiador Raimundo Mattos é sobre a catedral de Nossa Senhora da Glória, emValença, RJ. A igreja foi erguida há aproximadamente dois séculos e conviveu com o abandono durante décadas. Além de  problemas na estrutura do prédio, devido à ação do tempo, a torre esquerda corria risco de desabar. “O madeiramento era puro cupim. Os altares laterais e o central também, o douramento, a parte do douramento também toda horrível, caindo... Foi feita a raspagem todinha”, contou o auxiliar de serviços gerais Pedro Carlos Souza Muniz.
Uma reforma começou em agosto de 2003 e foi finalizada um ano depois. Especialistas na área não têm dúvidas que foi a maior e mais completa restauração de um prédio histórico na cidade. Não só pelas reformas estruturais, mas pelo modo inovador encontrado para envolver a comunidade em todo o processo. “Foi com recursos do governo do estado na época. Uma parte através das leis de incentivo, no caso, a lei Rouanet, e recursos da comunidade também”, explicou o chefe regional do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Adriano Novaes.
A arquitetura original foi mantida e afrescos antigos ganharam aparência de novos. Junto com a catedral foi restaurado o museu sacro, no interior do prédio. Escada, forro, iluminação e assoalho foram restaurados e agora fazem companhia às dezenas de peças religiosas que compõem o acervo. Além disso, a construção foi tombada pelo Inepac. “Essa tomada de consciência de que a história não é exclusividade de um grupo, de uma elite, de um diligente. A história pertence a toda uma comunidade, que é um exemplo que precisa, sem sombra de dúvida, ser seguido”, afirmou o historiador Raimundo Mattos.
Se na sua cidade tem um patrimônio histórico que não está sendo preservado, você pode entrar em contato com a produção do RJTV, pelo telefone (24) 3355-9875 ou através do VC no G1.









Interior do prédio foi restaurado (foto: Reprodução/Tv Rio Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário