sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Ícone do séc. 19, Palácio de Cristal será reconstruído em Londres

Seis arquitetos renomados como Zaha Hadid, Rogers Stirk Harbour e David Chipperfield são finalistas do concurso que escolherá o projeto

Ícone de Londres durante a segunda metade do século 19, o Palácio de Cristal será reconstruído. O concurso nacional desenvolvido para escolher o projeto arquitetônico acaba de anunciar seis renomados finalistas: Zaha Hadid, Rogers Stirk Harbour, David Chipperfield, Grimshaw Architects, Haworth TompkinsMarks Barfield.
Projetada originalmente pelo arquiteto inglês Joseph Paxton, a estrutura de 92 mil metros quadrados foi construída para abrigar a Grande Exposição de 1851, mas acabou destruída por um incêndio 85 anos depois.
Marcado pela fachada de vidro, o volume foi erguido a partir de um sistema modular prefabricado de aço e ferro.
Além da reconstrução do centro cultural, os finalistas também devem apresentar soluções para a revitalização de um parque público de 180 hectares presente nos arredores, bem como incluir espaços internos para galerias de artes e um hotel.
“A reconstrução do Palácio de Cristal produzirá um novo ícone para a cidade, bem como apoiará o renascimento de um parque histórico, catalizar a criação de empregos e o desenvolvimento da região”, afirmou o prefeito de Londres, Boris Johnson, que participa do júri da competição.
Até três finalistas passarão para a próxima etapa, quando eles terão que preparar projetos conceituais para avaliação da comissão julgadora. O vencedor será divulgado ainda este ano e a obra está prevista para ser iniciada no segundo semestre de 2015.
Publicada originalmente em ARCOweb em 26 de Fevereiro de 2014

Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/palacio-cristal-londres-reconstrucao-zaha-stirk-chipperfield 

















Nenhum comentário:

Postar um comentário