sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Diferenças entre restaurar e reformar












Restauro é uma intervenção feita sobre um bem histórico, visando manter sua identidade, seus aspectos característicos de época e sua autenticidade, para que futuras gerações tenham acesso ao estilo cultural histórico com o máximo possível de sua identidade original.
Quando se faz um trabalho de restauro é necessário restabelecer o mais próximo possível a obra original, porém sem cometer um falso histórico (quando uma obra tem características históricas, se faz passar por antiga, porém é um edifício novo, muitas vezes imitando o estilo original do artista), também é importante que se deixem transparecer os traços do tempo sobre a obra, lhe conferindo identidade temporal.
Também é importante manter a função original da obra e é é fundamental que se busque fazer uma assimilação com os materiais e estilos construtivos originais da edificação, para que se tenha assegurado o seu valor histórico. Para se adequar as especificidades da construção, são necessários estudos para analisar as técnicas originalmente empregadas na obra. O uso de novas técnicas e tecnologias é possível em uma restauração, desde que se mantenham os elementos de acordo com a identidade cultural do patrimônio.
Em geral quando um patrimônio necessita de alguma intervenção, é fundamental que a mesma se restrinja especificamente ao necessário. É importante que se possa notar que tal mudança foi realizada, a fim de que não seja confundida com a obra original, porém não pode interferir na harmonia de sua estética. As intervenções realizadas devem ser reversíveis.

Restauro x reforma
Muitas pessoas não sabem a diferença entre reforma e restauro, então ai vai uma pequena explicação para quem quiser aprender a diferenciar os dois:





















Restauro

Na restauração, devemos preservar as características fundamentais que identifiquem o edifício, que marcam a sua época e o seu estilo construtivo, como foi explicado anteriormente, deve-se atentar a fazer o mínimo de mudanças possíveis, e as que forem inevitáveis deverão apresentar o caráter reversível. Na restauração de casas é usual se trocar a fiação elétrica e a parte hidráulica, por desgaste do tempo, lembrando que esses itens específicos nada tem haver com a estética do edifício, que deve se manter idêntica a original, principalmente na fachada.

















Reforma

Já na reforma, você pode aproveitar as partes da casa que mais lhe agradem, sem alterá-las e modificar apenas aquilo que você achar que merece um ar mais contemporâneo, portanto na reforma não é obrigatório que as mudanças sejam reversíveis e nem é necessário se utilizar de técnicas especificas de conservação. Lembrando que é sempre bom estar atento às reformas fazendo análises dos pontos estruturais que não devem ser alterados por questões de segurança. 

 

Um comentário:

  1. Olá, bom saber que gostou do meu texto e o reproduziu em seu blog.
    Fico muito contente, parabéns pelo trabalho.
    Att. Bianca Avelino

    ResponderExcluir