domingo, 23 de fevereiro de 2014

Patrimônio histórico de Passos, árvore centenária é atingida por fungo

A história de muitas famílias de Passos(MG) foi marcada por uma árvore Copaíba que acabou se tornando patrimônio do município. Mas essa tradição pode estar ameaçada. A planta está doente e os moradores tentam há meses conseguir um tratamento para ela. Segundo a prefeitura, por ser tombada como patrimônio, é preciso licitação para fazer a poda e cuidar da árvore, motivo da demora na manutenção da planta.
A Árvore Santa Bárbara, na Praça da Saudade, traz muitas recordações para os moradores de Passos. “A gente costumava se reunir embaixo da árvore, durante festas [na cidade], como uma grande família mesmo”, lembra Marilene Reis.
A sombra que a Copaíba centenária proporciona é generosa. Os galhos chegam a invadir a rua, mas os moradores afirmam que a árvore vem dando sinais de que precisa de cuidados urgentes como poda, controle de pragas e isolamento do tronco. No ano passado, os moradores chegaram a encaminhar um documento à prefeitura solicitando que os cuidados fossem tomados, mas até esta semana, quase nenhuma providência foi tomada.
A árvore é tombada pelo patrimônio histórico e cultural de Passos, o que deveria representar um cuidado maior na preservação da planta. A prefeitura alega que para fazer a poda dos galhos precisa de autorização do Conselho do Patrimônio Histórico.
A presidente do conselho em Passos afirma que a autorização foi dada em novembro do ano passado, mas admite que o processo é demorado por se tratar de um bem tombado. “Como a árvore é um bem público, ele tem que seguir os trâmites legais de uma prefeitura para a licitação e compra deste material, bem como cronograma das secretarias para proceder à poda e os demais cuidados com a árvore. Não tem como reivindicar hoje e ser atendido amanhã. Bom seria [se fosse assim], o conselho também gostaria disso”, afirma Adriana Beatriz Rocha.
A Secretaria de Meio Ambiente de Passos confirma que encaminhou o relatório dos tratamentos a serem feitos na Árvore de Santa Bárbara ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, no fim de novembro do ano passado. Segundo a secretaria, é preciso que seja feita uma licitação para a aquisição do material necessário pelo departamento de cultura da prefeitura.
De acordo com o departamento, após a licitação feita, o prazo é de que em um mês os serviços devam ser feitos na árvore. Enquanto isso, os moradores estão revoltados com o descaso e pretendem procurar o Ministério Público se o problema não for resolvido. “Nós não pretendemos deixar a árvore morrer, ela está cheia de fungos, ela precisa de tratamento e nós vamos recorrer ao Ministério Público do meio ambiente pra isso”, afirma a advogada Isabel Pereira.






Tombada como patrimônio em Passos, árvore está ameaçada por falta de cuidados (Foto: Luciano Tolentino / EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário