quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Defender realiza encontro em Saldanha Marinho (RS)

A convite da historiadora Linara Cristina dos Santos por sugestão da arquiteta Mirian Sartori, diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul – IPHAE  e com o apoio do Prefeito Sr. Volmar Telles do Amaral, representantes da Defender – Defesa Civil do Patrimônio Histórico estiveram em visita ao município no dia 10 do corrente mês. O propósito da visita foi  levar informações sobre a proteção do Patrimônio Cultural da cidade. Entre os diversos temas abordados foi destaque a importância da preservação e do envolvimento da comunidade local. A necessidade de proteção de exemplares remanescentes do período colonial e os instrumentos de proteção existentes, além da necessidade de criação de legislação municipal específica.
Participaram do encontro representando a Defender o presidente da entidade, Telmo Padilha Cesar e os delegados da Defender Alexandre Reis e Jorge Luís Stocker Jr.
O encontro contou com a presença de moradores de Saldanha Marinho, de proprietários  de imóveis com relevância histórica e do Prefeito Municipal, Sr. Volmar Telles do Amaral além do vice-prefeito e Vereadores do município.
“Ficamos muito surpresos com a sensibilidade dos moradores de Saldanha Marinho. Muito mais do que o objetivo informar, recebemos uma aula de carinho pela memória local e de senso comunitário” – comenta Jorge Luís Stocker Jr. – “Ficamos na expectativa de que este desejo de preservação da comunidade consiga se concretizar”.

Histórico
Oficialmente, a ocupação de Saldanha Marinho ocorreu em 1895, com a vinda de imigrantes alemães das colônias velhas. Os primeiros que adquiriram lotes e se estabeleceram foram as famílias Limberger, Keller, Balz, Barden, Birkhann, Metz, Dorf, Kuhn, Hermann, Neuwald, entre outras. O nome do novo município, Saldanha Marinho, foi escolhido pela empresa colonizadora, em homenagem a Joaquim Saldanha Marinho, pernambucano de Olinda, nascido em 4 de maio de 1816.
A área atual do Município é resultado da união dos distritos de Saldanha Marinho e Campinas, criado pela lei Nº 8593, de 09 de maio de 1988, instalado em 01 de janeiro de 1989. Segundo o IBGE o município possui 2.982 habitantes.

Fonte: http://defender.org.br/noticias/rio-grande-do-sul/defender-realiza-encontro-em-saldanha-marinho-rs/ 














Foto: Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário