quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Santa Cruz do Sul (RS) – Restauro interno da Catedral pode começar este ano

A diretoria da Catedral São João Batista de Santa Cruz do Sul pretende iniciar este ano o projeto da restauração interna do templo. Três pontos deverão ser prioritários: a iluminação, o som e a pintura. Inaugurada em 24 de dezembro de 1939, a maior catedral em estilo neogótico da América Latina passou a ser usada com muitos detalhes inacabados. Em 1995, a comunidade se uniu para o primeiro grande projeto de restauração da parte externa e a conclusão do que havia ficado para trás. Os trabalhos se estenderam por dez anos. Agora deve ser a vez da parte interna. De acordo com o presidente da Comunidade Católica São João Batista, Ivaldir Celso Trentin, a diretoria está tratando do assunto e novidades deverão surgir no segundo semestre.
Ele salienta que três pontos são fundamentais nesta etapa: a iluminação, o som e a pintura. Como a catedral é um prédio tombado pelo patrimônio histórico e cultural, qualquer intervenção que precisa ser feita é complexa e, por isso, as coisas são conduzidas com cautela. “Até agora, ainda não temos claro se faremos um projeto global ou um para cada área.” Também não existe uma previsão de custos, mas só para o som e a iluminação, estima-se algo em torno de R$ 200 mil. A parte da pintura também será cara, pois exigirá o assessoramento de um especialista em arte sacra.
O pároco da Catedral São João Batista, padre Rogério Kunrath, avalia que a diretoria está animada. Ele é favorável à formação de um grupo de trabalho para se dedicar exclusivamente ao projeto. Lembra que a diretoria hoje já tem muitas atribuições e precisaria ter um grupo trabalhando junto nessa empreitada. “A partir daí, se definiria o projeto e as formas de captação dos recursos.”
Trentin comenta que um sonho antigo é dotar a catedral de um órgão de tubos, como consta no projeto original do templo. Pensamos em incluir a compra nesta etapa, mas o investimento é muito alto. Talvez tenhamos que esperar mais um pouco.” Um órgão grande pode custar em torno de R$ 700 mil. Por José Augusto Borowsky

Fonte:  http://defender.org.br/noticias/rio-grande-do-sul/santa-cruz-do-sul-rs-restauro-interno-da-catedral-pode-comecar-este-ano/

















Nenhum comentário:

Postar um comentário