sexta-feira, 21 de março de 2014

Conheça Palmanova, a cidade-estrela italiana

A cidade de Palmanova está localizada no nordeste da Itália, perto da fronteira com a Eslovênia. Embora as origens da cidade se estendam por milhares de anos, a cidade moderna começou como uma fortaleza construída pelo império veneziano nos séculos 16 e 17 para impedir ataques de forças austríacas e turcas.
A cidade foi fundada em 1593, mas sua construção levou cerca de um século para ser concluída. Construída em uma formação de estrela concêntrica, a cidade é composta por três anéis que foram construídos em etapas. A cidade inteira está dentro de uma área circular com um perímetro de 7 km. Este é cercado por um fosso, com nove baluartes interconectados em forma de setas, que se projetavam para fora da cidade para que os pontos pudessem defender uns aos outros. A entrada para a cidade é feita através de três portões.
A ideia original de Palmanova era ser habitada por mercadores autossustentáveis, artesãos e agricultores. Os construtores impuseram uma harmonia geométrica em seu design, pois acreditavam que a beleza reforçava o bem-estar de uma sociedade. Cada estrada foi cuidadosamente calculada e cada parte do plano original da cidade deveria ser cumprida.


Cada pessoa que residisse na cidade teria o mesmo grau de responsabilidade sobre a terra e teria de servir a um propósito específico. No entanto, apesar das condições e do layout elegante da nova cidade, quase ninguém aprovou a ideia de se mudar para lá. Em desespero, o governo veneziano perdoou uma quantidade de presos em 1622 e deu-lhes propriedade em Palmanova.
Embora uma fortaleza, a elegante cidade nunca viu uma batalha. E apesar de sua defesa aparentemente impenetrável, Palmanova foi conquistada duas vezes: Primeiro por Napoleão, e depois de volta pela Itália. Durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade tornou-se uma base para o exército italiano, que montou hospitais, instalações de armazenamento e áreas de perfuração. Durante a Segunda Guerra Mundial, também serviu como base para a Itália.

A cidade tornou-se um monumento nacional em 1960. [AmusingPlanet]

Texto de Leonardo Ambrósio


Palmanova















Nenhum comentário:

Postar um comentário